Buscar

Qual é o mecanismo de ação da fluoxetina? b) Quais são os efeitos colaterais mais comuns desse medicamento?

Qual é o mecanismo de ação da fluoxetina?

b) Quais são os efeitos colaterais mais comuns desse medicamento?

c) Quais interações com CYP450 e farmacodinâmicas podem estar associadas ao uso de fluoxetina nessa paciente? Quais os riscos a ela?

d) Que classes de antidepressivos estariam contraindicadas em tal caso?

e) Qual a vantagem farmacológica do uso da fluoxetina quando comparada ao uso da amitriptilina, um antidepressivo tricíclico?

f) Descreva e correlacione os efeitos colaterais dos antidepressivos tricíclicos aos receptores que os medeiam.

💡 3 Respostas

User badge image

Micheli Correia Rodrigues

Padrão de resposta esperado

a) A fluoxetina inibe a recaptação neuronal de serotonina no terminal nervoso pré-juncional.


b) Os efeitos colaterais comuns da fluoxetina são cefaleia, náuseas, agitação, insônia e transtornos sexuais (perda de libido e disfunção erétil).


c) A fluoxetina, protótipo dos ISRS, apresenta diversas interações farmacocinéticas e farmacodinâmicas. É um inibidor da CYP450 2D6 e, portanto, pode inibir o metabolismo do propranolol e de outros betabloqueadores, dos analgésicos opioides (como tramadol, metadona, codeína e oxicodona) e muitos outros fármacos. Essa inibição do metabolismo pode resultar em níveis plasmáticos bem mais altos do fármaco administrado concomitantemente, causando aumento das reações adversas associadas ao fármaco. A combinação de tramadol com fluoxetina tem sido associada, em certas ocasiões, à síndrome serotoninérgica, caracterizada por diaforese, instabilidade autônoma, mioclonia, convulsões e coma.


d) Como potente inibidor do transportador de serotonina, a fluoxetina está associada a diversas interações farmacodinâmicas envolvendo a neurotransmissão serotoninérgica. A associação dessa substância com um antidepressivco IMAO está contraindicada devido ao risco de síndrome serotoninérgica fatal. Além disso, a meperidina está especificamente contraindicada em associação com IMAO.


e) As vantagens farmacológicas do uso da fluoxetina (ISRS) em comparação ao uso da amitriptilina (que é um antidepressivo tricíclico) estão principalmente na ausência de efeitos adversos cardiovasculares e autonômicos periféricos, tais como boca seca, visão turva e retenção urinária. Além disso, ao contrário dos antidepressivos tricíclicos (ADTs), que têm múltiplos efeitos graves e potencialmente fatais em uma superdose, os ISRSs têm relativamente poucos efeitos tóxicos graves e um potencial muito baixo de fatalidade no caso de superdose.


f) - Os efeitos sedativos dos antidepressivos tricíclicos (ADTs) estão relacionados ao potente efeito antagonista nos receptores H1.

- O antagonismo dos receptores muscarínicos do sistema colinérgico contribui para o déficit cognitivo, assim como é responsável pelos efeitos adversos periféricos mediados pelo sistema parassimpático: visão turva, boca seca, constipação, dificuldade para urinar.

- O antagonismo dos receptores alfa-1-adrenérgicos contribui para hipotensão ortostática.


0
Dislike1
User badge image

FCE UNB

Fluoxetina cápsulas ou gotas é indicada no tratamento da depressão, associada ou não com ansiedade. Fluoxetina também é indicado para o tratamento da bulimia nervosa, do transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e do transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM), incluindo tensão pré-menstrual (TPM), irritabilidade e disforia.




0
Dislike0
User badge image

naah godoy

Dd

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais