Buscar

O que é pedagogia social e como são pensadas suas e Epistemologias ?

💡 1 Resposta

User badge image

Silvia Paredes

A pedagogia social é uma área de estudo que busca compreender e intervir nas questões sociais através de práticas educativas. Ela se baseia na ideia de que a educação não se limita ao ambiente escolar tradicional, mas também ocorre em contextos sociais mais amplos, como comunidades, instituições sociais e movimentos sociais.


A pedagogia social se preocupa em promover a inclusão social, o desenvolvimento humano e a transformação das condições sociais desfavoráveis. Ela busca trabalhar com indivíduos e grupos marginalizados, vulneráveis ou em situação de risco, oferecendo oportunidades educativas que promovam o empoderamento, a participação cidadã e a construção coletiva de conhecimento.


Quanto às suas epistemologias, a pedagogia social não possui uma epistemologia única, pois engloba diferentes abordagens teóricas e metodológicas. No entanto, algumas epistemologias comumente consideradas na pedagogia social incluem:


1. Epistemologia da práxis: Valoriza a ação e a experiência como fontes de conhecimento. Nessa perspectiva, o conhecimento é construído através da reflexão crítica sobre a prática social e das experiências vivenciadas pelos sujeitos envolvidos.


2. Epistemologia da educação popular: Baseada na educação popular, essa epistemologia reconhece o conhecimento prévio e as experiências dos sujeitos como ponto de partida para o processo educativo. Busca-se a construção coletiva do conhecimento, a partir das realidades e necessidades dos grupos envolvidos.


3. Epistemologia crítica: Influenciada pela teoria crítica, essa epistemologia busca a compreensão das estruturas de poder e dominação presentes na sociedade. Valoriza a reflexão crítica sobre as desigualdades sociais e a transformação das condições opressivas, visando à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.


Essas são apenas algumas das epistemologias que podem ser consideradas na pedagogia social. O campo é diverso e aberto a diferentes abordagens e perspectivas teóricas, desde que estejam comprometidas com a promoção da educação como ferramenta de transformação social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais