Buscar

Adg4 - Letramentos e Alfabetização

1)

A demanda atribuída às disciplinas curriculares é consequência da prática escolar caracterizada pela separação dos nós que unem os fios componentes das redes e as próprias redes entre si, o que parece ser justificado por razões didáticas, estratégias de ensino com intuito de facilitar a aprendizagem, ainda que descaracterizem as atividades interativas diárias.

Conforme mostram pesquisas realizadas, os projetos pedagógicos interdisciplinares são mobilizados em resposta às demandas ou desafios. Funcionam como locus em que seus idealizadores propõem atividades didáticas intercomplementares entre as disciplinas curriculares, procurando escapar das atividades escolares pontuais ou isoladas, com finalidades restritas ao cumprimento dos conteúdos disciplinares. Nesses projetos, os gêneros discursivos, tematizando assuntos específicos de interesse dos alunos, possibilitam a integração de atividades ou ações entre disciplinas.

Fonte: SILVA, Wagner Rodrigues. Seleção textual no ensino interdisciplinar por projeto. Rev. bras. linguist. apl., Belo Horizonte, v. 9, n. 1, p. 17-39, 2009.

 

A partir desse contexto, analise as afirmativas a seguir.

 

I. Cada vez mais percebe-se a importância da interdisciplinaridade na escola, evitando a separação dos conteúdos escolares em disciplinas isoladas.

II.Busca-se cada vez mais a separação dos conteúdos escolares em disciplinas, pois dessa forma os alunos compreendem mais fácil os conteúdos curriculares.

III. O trabalho com o letramento não deve se restringir às aulas de Língua Portuguesa, mas envolver as outras disciplinas escolares, em um processo de interdisciplinaridade.

IV. Trabalhar com os diferentes gêneros discursivos nas diferentes disciplinas escolares, além de Língua Portuguesa, sendo uma forma de trabalhar também com questões de letramento.

Agora, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

  • b)
  • Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas

TENHO GRUPOS DE AJUDA DE ESTUDANTES DE PEDAGOGIA DA UNOPAR E ANHANGUERA DE 1,2,3,4,5,6 SEMESTRES, QUEM PRECISAR FALAR COM 5 4 – 9 9 1 3 5 7 2 8 3

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais