Buscar

defina três atividades que devem ser avaliadas com detalhe no estudo de concepção para nosso caso

A fotografia aérea, na figura a seguir, mostra nosso estudo de caso. Consiste em um bairro de pequeno porte que carece de sistema de esgotamento sanitário. Todas as residências descarregam diretamente seus despejos no rio ou em fossas sépticas.  

Nessa situação, existe comprometimento da saúde dessa população há vários anos, trazendo doenças hídricas, maus cheiros, baratas, escorpiões, etc. Ademais, ocorrem impacto ambiental no rio e perda da fauna silvestre. As autoridades também proíbem o uso do rio para qualquer atividade.   

Nesse contexto, a prefeitura decidiu construir um sistema de esgoto sanitário. Primeiramente, deve ser realizado um estudo de concepção para escolher a melhor opção antes da fase de projeto.   

Sendo a foto aérea a área de projeto, defina três atividades que devem ser avaliadas com detalhe no estudo de concepção para nosso caso. Disserte suas escolhas em, pelo menos, uma lauda. Considere que a topografia e o rio têm o ponto mais baixo no lado direito da imagem. 


💡 3 Respostas

User badge image

Ataide Luciano Dos Santos

Atividade 03 sistema urbano e esgoto

 

Ao analisar uma área para execução de qualquer projeto, a vários passos a serem seguidos, mas como e restrigido a três atividades, então vamos seguir o protocolo exigido e corroborar com os nossos educadores, E para iniciar a primeira atividade a ser executada seria a de análise de campo, onde será englobado todos os aspectos de avaliações e de corpos ( terreno, rio, população, leis legislada do município, estudo de vazão, levantamentos de impactos e outros ) envolvidos no processo, onde são colhidos inúmeros dados e levantamentos técnicos para iniciação de um projeto.

Lembrando que não a projeto sem área, isso e, não existe corpo sem cabeça, sendo assim a cabeça do projeto e a área, então nesse caso sem esse procedimento não a nem uma projeções tecnicamente falando. 

A outra vertente desse processo pode se dizer que abrange as técnicas de montagem do projeto, tais pelo qual são efetivada com base em dados anteriores, encontrados na analise de área onde há todos os componentes necessário para base do projeto.

Nesse sentido a terceira e ultima atividade desse embate monstruoso e belíssimo da engenharia civil, consta em desenvolver o plano técnico e econômico da execução da obra, baseada em elementos de consumo grosseiro, tais como ; regulamentações municipais e estaduais, folha de pagamentos, cortes de terreno,gastos com matérias, maquinas pesadas, e outros .

Não esquecendo que a finalização da obra necessita das chamadas camadas finas de projeto, nos quais são considerados os acabamentos dos mais grosseiros aos refinados nesse processo.

 Para uma boa execução e garantia de qualidade de uma obra, e necessário que essas avaliações comece na montagem do projeto, pois esse posicionamento será crucial e decisiva  para a vida útil da obra. Lembrando que por  esta estabelecida  tecnicamente no projeto não será garantias de por em pratica esse procedimento, pois  dependerá do posicionamento e dedicação de cada profissional da área a ser executada.

Se esse vai agir de modo responsável e, se a, comprometimento com a profissão exercida, só se destacara com a conclusão dos serviços,e se isso não foi tema de um processo seletivos, pode ser grande problema trazendo impactos negativos para obra.

Sendo assim ficara a cargo dos órgão responsáveis em fiscalizar, e processar a cada etapa segundo a sua execução,  por meio de técnicas e análise utilizadas por meio de tecnologias, usadas no ramo da engenharia civil.

Fica aqui finalizadas essas opções deliberadas Por essas três atividades, porém e bom saber que,  a muito mais integrantes pelo qual compõe esse processo para um projeto.    

 

Resposta pessoal, com  base na atividade em algumas investigações e experiência de campo

 

 Ass.. Ataíde Luciano dos Santos 

0
Dislike0
User badge image

Ewerton Silva

No case apresentado podemos elencar alguns pontos principais para as

denições do projeto:

- Localização do e mpreendimento que tem como premissas não ter sujeição

a inundações, proximidade com o corpo coletor dos e5uentes, e critérios de

gestão de custos, por exemplo localização topográca, facilidade de acesso,

proximidade com linhas de energia entre outros;

- Impacto ambiental – Mesmo sabendo que a implantação do projeto será

efetivamente um impacto positivo a região e necessário analisar

criteriosamente a relação dos impactos positivos e negativos da

implantação do projeto e a luz das normas denir a melhor apresentação a

ser u tilizada, visando minimizar os riscos de impactos negativos ocultos ou

não esperados.

- Operacionalização do empreendimento – Denir a viabilidade técnica do

sistema, menor custo, vantagens operacionais, devolução do e 5uente

tratado;

- Impactos sociais – Outro item importante e que vem obri gatoriamente

fazendo parte da análise, é qual impacto social do empreendimento qu ais

são os benefícios gerados a população, desde o inicio da obra de

implantação até sua operação.

Por m, se utili zarmos os dados apresentados colocaria o ponto em

vermelho como o de maior possibilidade de sucesso na implantação do

sistema, o qual traria uma maior vantagem operacional, tanto na coleta do

e5uente gerado como na devolução do e5uente tratado ao corpo de água.

Possui também f ácil acesso para movimentação e acesso a rede de energia,

permitindo uma otimização nos custos de implantação.

0
Dislike0
User badge image

Renan Castro

A concepção de um sistema de esgoto é realizada na fase inicial do projeto. As três atividades que devem ser avaliadas com de nesse caso é estabelecer o marco referencial por meio do qual o sistema vai ser implantado, em seguida deve ser configuradas as propostas para que sejam comparadas sob diferentes ópticas e pôr fim a concepção do traçado da rede.

Com isso, a concepção de um sistema tem diversos objetivos, entre eles estão: identifica-se qualquer fator interveniente do sistema de esgoto; diagnosticas o sistema existente na situação atual e para futuras demandas; estabelecer os parâmetros básicos; pré-dimensionar as unidades do sistema; escolher a melhor alternativa, segundo estudo de concepção; estabelecer as diretrizes gerais do projeto e estimar os serviços que devem ser realizados na fase de projeto.

Sendo assim o primeiro passo seria o estudo para estabelecer o marco de referência por meio de qual sistema deverá ser implantado e para isso precisa-se descrever a região com os detalhes necessários para possuir todas as informações, também delimitar a área dos sistema de esgotamento projetado e das bacias de esgotamento dentro da área, fixar o início da operação e o fim do alcance do plano e por fim estimar e caracterizar as populações a serem atendidas ano a ano.

Para a tarefa a atividade que será possível avaliar é o primeiro passo. No qual o marco referência do sistema seria o ponto mais banho do rio, localizado a esquerda. Pode-se descrever a região com bastante fauna ao redor do rio e residências perto do rio. É um bairro pequeno sem sistema de esgoto sanitário ou seja todos os despejos são descartados diretamente no rio. O que culmina em um local que acesso da população para lazer e que pode trazer como consequência doenças hídricas, mau cheiro, bichos.

O segundo passo é configurar as propostas para serem comparadas de diferentes maneiras. Para isso deve-se avaliar e caracterizar as cargas poluidoras do esgoto atual e futuras; determinar e avaliar as condições dos corpos receptores, de sua capacidade de depuração e do impacto ambiental de cada concepção; analisar o aproveitamento das instalações existentes em cada caso; predefinir os componentes das concepções e os traçados da rede de esgoto; definir os critérios para custos de operação, manutenção e reparação, para a comparação econômica junto a investimentos e despesas de cada opção.

Assim as avaliações e considerações irão depender das dimensões e características do local. Segundo Tsutiya e Alem Sobrinho (2000) um ponto importante no delineamento de um sistema de esgoto a concepção do traçado da rede. Distinguem-se três tipos: Rede perpendicular, Rede leque, Rede radial ou distrital.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais