Buscar

sistema de agua e esgoto a3

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O estudo da concepção de um sistema de esgoto deve ser realizado na fase inicial do projeto.  As três atividades avaliadas de acordo com esse caso é estabelecer um marco referencial, ou seja, qual será o sistema implantado, em seguida devem ser configuradas as propostas para que sejam comparadas por diferentes ópticas e por último, a concepção do traçado da rede.
A concepção de um sistema relaciona-se a diversos objetivos, exemplo: identificar qualquer fator mediante ao sistema de esgoto; diagnosticar o sistema existente na situação atual e para futuras demandas; estabelecer os parâmetros básicos; pré-dimensionar as unidades do sistema; escolher a melhor alternativa, estabelecer as diretrizes gerais do projeto e estimar os serviços que devem ser realizados na fase de projeto.
Estabelecendo o marco de referência, é necessário descrever a região com os detalhes precisos para possuir todas as informações, delimitar a área dos sistemas de esgotamento, fixar o início e o fim do plano, e por fim estimar e caracterizar as populações a serem atendidas ano a ano.
O marco referencial do sistema seria o ponto mais próximo do rio, localizado a esquerda. Pode-se descrever a região com bastante fauna ao redor do rio e residências. É um bairro pequeno sem sistema de esgoto sanitário onde todos os despejos são descartados diretamente no rio. 
Após configurar as diferentes propostas, deve-se avaliar e caracterizar as cargas poluidoras do esgoto atual e futuras; determinar e avaliar as condições dos corpos receptores, de sua capacidade de depuração e do impacto ambiental de cada concepção; analisar o aproveitamento das instalações existentes em cada caso; predefinir os componentes das concepções e os traçados da rede de esgoto; definir os critérios para custos de operação, manutenção e reparação, para a comparação econômica junto a investimentos e despesas de cada opção.
As avaliações e condições irão depender das dimensões e características do local.

Outros materiais