Buscar

direito da familia e de sucessões

Segundo o Provimento no 16/2012 do Conselho Nacional de Justiça, para a averbação do reconhecimento espontâneo de paternidade de menor, declarado pelo genitor perante o Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, na falta da mãe ou na impossibilidade de manifestação de vontade desta, é correto afirmar que

nenhuma das alternativas

o reconhecimento poderá ser realizado diretamente pelo Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, com a presença de duas testemunhas que atestem a paternidade.

o reconhecimento não poderá ser realizado extrajudicialmente.

o reconhecimento poderá ser realizado diretamente pelo Oficial de Registro Civil das Pessoas Naturais, podendo o menor impugná-lo nos quatro anos que se seguirem à sua maioridade ou emancipação.

o procedimento deverá ser encaminhado ao Juiz competente, que poderá autorizar a prática do ato.


💡 2 Respostas

User badge image

josy lima

Apesar de o procedimento poder ser todo realizado em cartório, o Provimento nº 16/2012, do CNJ, estabelece, em seu artigo 7º, que só poderá ser feito todo em cartório, isto é, sem a manifestação do Ministério Público, e de posterior decisão judicial, na hipótese em que o filho a ser reconhecido for maior de idade e prestar anuência sobre o reconhecimento ou, se menor de idade, houver anuência da mãe sobre o ato.

Do contrário, deverá o Oficial do Registro encaminhar o procedimento ao membro do Ministério Público e ao Juiz competente, que irão analisar e decidir sobre a averbação do registro ou não.


0
Dislike0
User badge image

Andressa Monteiro

o procedimento deverá ser encaminhado ao Juiz competente, que poderá autorizar a prática do ato.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais