Buscar

Se a frutose é um carboidrato mais doce que a sacarose,porque os diabéticos ainda podem consumir frutas sem atingir o pico de glicemia?

Respostas

User badge image

Débora Mourão

Revisa-se o metabolismo da frutose e do sorbitol, suas principais indicações e conseqüências decorrentes do uso inadequado. A frutose é um importante carboidrato da dieta, sendo encontrada principalmente nas frutas e vegetais, e é produzida no organismo a partir da glicose pela via do sorbitol. A frutose é conhecida pelos erros inatos do seu metabolismo, cujas manifestações clínicas são potencialmente graves, e por seu uso como substituta da glicose na dieta de diabéticos, visto não depender da insulina para o seu metabolismo. Nos últimos anos, especialmente em países desenvolvidos, seu consumo tem aumentado acentuadamente em virtude do emprego como adoçante em produtos industrializados. Porém, o uso excessivo de frutose não é isento de efeitos adversos, representados pelo aumento de triglicerídios e de colesterol no sangue. O conhecimento dos níveis sangüíneos normais é importante tanto para estabelecer a quantidade segura a ser administrada, como para permitir avaliar doenças metabólicas associadas à frutose.

1
Dislike0
User badge image

Viviane Carla Lôbo

A frutose pode sim prejudicar a saúde quando consumidas em excesso. Mas consumida junto com fibras equilibra os nutrientes e evita pivô de insulina no sangue.
1
Dislike0
User badge image

HELIO VIEIRA

Quando uma pessoa tem diabetes, a primeira missão para amenizar os sintomas da doença e prolongar sua qualidade de vida é cortar o açúcar da alimentação. Mas, como fazer quando esse elemento, que tanta dá sabor, é de origem natural, ou seja, provém da composição genuína do próprio alimentos, como, por exemplo, a frutose? Para manter as taxas de glicemia sempre estáveis, a nutricionista Cristiane Coronel nos dá dicas de como equilibrar os níveis de frutose numa dieta para diabéticos. Veja!

Pera, maçã, goiaba, morango, abacaxi... Não importa, todas as frutas têm frutose. Umas mais, outras menos, mas o açúcar natural desse grupo de alimentos é o que faz dessas iguarias tão gostosas e nutritivas de ingerir. Contudo, segundo Coronel, o uso desse tipo de carboidrato na dieta específica para diabéticos foi preconizada pela possível substituição que ele age em relação à glicose, por possuírem estruturas químicas semelhantes, sem necessitar da insulina para o seu metabolismo.

"Estudos recentes mostraram um equilíbrio do índice glicêmico, quando as frutas são consumidas com outras fontes alimentares, e, por isso, a frutose foi recomendada como adoçante aos diabéticos. Entretanto, não existe consenso em relação ao uso desse açúcar entre os especialistas na doença. Os autores contrários ao uso consideram que o emprego descontrolado da frutose resultaria em produção de glicose pelo organismo, e, consequentemente, aumento da glicemia", destaca a nutricionista, ressaltando que o equilíbrio ainda é a melhor maneira de manter a alimentação regulada:

"A adequação dos grupos alimentares em cada refeição, é o segredo para um bom funcionamento do organismo e equilíbrio metabólico, tanto em diabéticos quanto em qualquer outro indivíduo", destacou.

Exemplo do uso benéfico da frutose para a alimentação de diabéticos

Segundo a Dra. Coronel, o ideal e mais eficaz hoje em dia, é sempre acrescentar uma porção de fibras ou proteínas ou ainda, boas gorduras (castanhas) às frutas, nos lanches. "Por exemplo, em uma porção de mamão (120 – 140 g), acrescente mix de fibras ou aveia (1 colher de sopa já é o suficiente). Ou, no lugar das fibras, coma uma fatia pequena (25 g) de queijo branco ou 2 castanhas do Pará", finalizou a profissional.


1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina