Buscar

Desde os tempos primórdios que o homem se utilizava de várias formas para estabelecer sua comunicação por meio de recursos verbais e não verba?

💡 7 Respostas

User badge image

Verediana Seberino

Desde os tempos primórdios que o homem se utilizava de várias formas para estabelecer sua comunicação por meio de recursos verbais e não verbais, seja através de gestos, grunhidos, sons, expressões faciais e corporais que foram evoluindo com suas linguagens próprias e características. Sobre o assunto:

I. A história relata como a pessoa com deficiência era inabilitada para aceitação social plena. Essa concepção segregacionista acompanhou as pessoas com algum tipo de deficiência, muitas vezes lhes sendo negado o direito à vida.

II. A respeito do tratamento recebido pelas pessoas com deficiência, Grosko (2016) explica que muitas das vezes, elas eram mortas, abandonadas ou temidas por abrigarem maus espíritos.

III. Sendo assim, os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.

IV. Foi por isso que, no final do século XVIII e início do século XIX, quando a sociedade toma consciência da necessidade de prestar apoio a esse grupo, elas passaram a ser institucionalizadas.

A sequência CORRETA do texto é:

 

  • II, III.
  • I, III e IV.
  • I , II , IV.
  • II, III e IV.



6
Dislike5
User badge image

Estudante PD

Quais são os recursos verbais e não verbais?

A linguagem verbal é aquela expressa através de palavras escritas ou faladas, ou seja, a linguagem verbalizada. Já a linguagem não verbal utiliza dos signos visuais para ser efetivada, por exemplo, as imagens nas placas e as cores na sinalização de trânsito.

Vale ressaltar que ambas são modalidades comunicativas. A comunicação definida pela troca de informações entre o emissor e o receptor tem a finalidade de transmitir uma mensagem (conteúdo).

Nesse sentido, a linguagem representa o uso da língua em diversas situações comunicativas.

As duas modalidades são muito importantes e utilizadas no dia a dia, no entanto, a linguagem verbal é a mais empregada.

Quando escrevemos um e-mail, utilizamos a linguagem verbal, que é expressa pela escrita. Quando observamos as cores do semáforo, estamos diante da linguagem visual (não verbal).

Em resumo, se a transmissão de informações na mensagem é realizada mediante o uso de palavras, trata-se de um discurso verbal. Caso contrário, se a mensagem não é produzida pela escrita, estamos utilizando um discurso com linguagem não verbal.

Entenda mais sobre a Comunicação: Elementos da Comunicação

Linguagem mista

Além da linguagem verbal e não verbal há a linguagem mista (ou híbrida). A linguagem mista utiliza as duas modalidades de linguagem para emitir uma mensagem, ou seja, a linguagem verbal e não verbal.

Exemplo de linguagem mista

Um exemplo de linguagem mista são as histórias em quadrinhos, em que acompanhamos a história por meio dos desenhos e falas das personagens.

Veja também: Linguagem Mista

Exemplos de linguagem verbal e não verbal

Podemos citar inúmeros exemplos de linguagem verbal e não verbal uma vez que recebemos esses dois tipos de mensagens todos os dias sem nos darmos conta de sua diferença.

Quando assistimos uma palestra (ou uma aula) estamos decodificando a mensagem do palestrante (emissor), o qual se expressa por meio do signo linguístico (palavra e expressões).

Nesse caso, a comunicação verbal está sendo efetivada e a palavra é o código utilizado. Outros exemplos de comunicação verbal são: diálogos, leitura de livros, revistas, dentre outros.

Por outro lado, quando estamos assistindo a uma apresentação teatral, em que o ator se expressa por mímicas (linguagem corporal) e não emite nenhuma palavra, estamos diante da linguagem não verbal.

Outros exemplos de linguagem não verbal podem ser: linguagem corporal, gestos, pinturas, esculturas, apresentações de dança, dentre outros.

Linguagem formal e informal

As duas variantes linguísticas da língua podem ser classificadas em linguagem formal, chamada de linguagem culta, e a linguagem informal, também denominada por linguagem coloquial.

Enquanto a linguagem formal é recorre às normas gramaticais (por exemplo, numa entrevista de emprego), a linguagem informal é espontânea e despreocupada com as regras (por exemplo, numa conversa entre amigos).


0
Dislike2
User badge image

claudete santa da silva

Cadê a resposta ?
0
Dislike2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais