Buscar

Desafio

A radioterapia consiste em aplicar radiação de alta frequência para destruir células malignas bem como para interromper o crescimento e a divisão celular. A irradiação induz alterações celulares que podem persistir por meses, ou até anos, e, se não forem interpretadas corretamente pelo citopatologista, podem levar a erros de diagnóstico.

Analise a situação a seguir:

Em relação à situação descrita e à imagem apresentada, responda:

a) Quais são as alterações celulares associadas à radioterapia?

b) Quais são os achados citológicos apresentados na imagem? As alterações observadas são condizentes com os efeitos pós-radiação ou indicam recidiva da lesão?


💡 1 Resposta

User badge image

Paulo Henrique Gomes

a) As alterações celulares associadas à radioterapia incluem: núcleos volumosos, com manutenção da relação núcleo-citoplasmática, pois também ocorre aumento do citoplasma; citoplasma com coloração bifásica (anfofilia) e com formas bizarras com prolongamentos; bi/multinucleação, vacúolos intranucleares, cariorrexe, picnose e cromatina finamente granular; numerosos histiócitos, às vezes multinucleados.

b) Na imagem é possível observar alterações reativas como nucléolos proeminentes, aumento nuclear e citoplasmático, com manutenção da relação núcleo-citoplasmática. As alterações são condizentes com alterações celulares reativas associadas à radiação.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais