Buscar

CURSO ELETROTÉCNICA

1) Felipe é técnico em eletrotécnica, numa empresa e ele está precisando verificar qual a tensão instalada nas bancadas, considerando que ele possui tomadas industriais (2P+T , 220v. AC) e (3P +T,380v. AC) na sala da manutenção, considere que ele irá utilizar o multímetro digital para fazer as medições. Verifique qual a forma correta de medir tensão com o multímetro da imagem abaixo. Descreva a escala a ser utilizada, a forma correta das pontas de prova no multímetro sendo elas com a cor preta e vermelha, indique se o mesmo irá colocar as pontas em serie com o circuito ou paralelo nas tomadas e quais os valores de tensão entre os “P” que irão aparecer considerando o circuito como ideal.


Instale o Circuit Wizard Demo em seu computador. Após a instalação, abra o programa e siga o seguinte procedimento: - Clique em “Sample Circuits” (à direita) - Clique em “Basic Circuits” - Clique em “Darlington Pair” - Clique no VR1 e regule de acordo com o solicitado. 

2) Com qual o valor da corrente que a lâmpada irá começar a acender e como é feito a medição de corrente do circuito? 3) A partir de qual valor de corrente irá apresentar a luminosidade máxima?

💡 1 Resposta

User badge image

Nekson Araújo

Questão 1:

A forma correta para utilizar o multímetro digital neste caso é:

Inserir a ponta de prova PRETA no borne COM do dispositivo de medição, a ponta de prova VERMELHA deve ser inserida no borne VmA(ohm)_localizada a esquerda do borne COM.

A escala a ser selecionada no multímetro deve ser V~ que é obtida girando o seletor sentido horário 1 ou 2 pontos, para 1 movimento horário do seletor temos medição de até 600Vca (600 V~), para 2 movimento horário do seletor temos medição de até 200Vca (200 V~).

Por se tratar de CA e não CC, não têm-se definição de POSITIVO e NEGATIVO, tão logo, para esta situação é denominado FASE, NEUTRO ou TERRA.

As tomadas 2P+T, 220Vac possui três orifícios, no padrão atualmente adotado no Brasil, e podem ser instaladas como monofásico (F+N+T) ou bifásico (2F+T), no arranjo bifásico os terminais extremos serão conectados ao condutor fase, e o terminal central deve ser conectado ao condutor Terra.

Tão logo sabendo que a tensão a ser encontrada está próxima de 220Vac, deve-se selecionar a grandeza V~ (tensão alternada) 600 (magnitude de 600V), visto que não tem + e -, inserir uma ponta de prova em cada um dos bornes extremos da tomada e verificar a leitura que pode apresentar leve percentual de magnitude diferente de 220Vac (Existe um percentual normalizado de variação aceitado pela aneel).

Sabendo que o condutor terra deve ter potencial 0V, uma medição com o Multímetro entre uma fase e o Terra deve-se encontrar tensão Vff/raiz(3), para o caso anterior próximo a 127Vac.

Para 3P+T, 380Vac são comumente denominada steck, geralmente estão presente em ambientes industriais.

a medição segue o mesmo raciocínio anterior, no entanto uma medição entre dois terminais F+F o multímetro irá ler 380Vac, já a medição neste caso entre um potencial Fase e o Terra irá indicar a grandeza medida de 220Vac pois, (380Vac/raiz(3) = 220Vac).

A medição de potencial (Tensão, Diferença de Potencial, DDP) sempre será realizada de forma paralela ao componente que se deseja mensurar a sua tensão.

Questão 2:

A medição de corrente elétrica continua sempre será realizada de forma em série ao componente que se deseja mensurar a sua corrente.

"Medição de corrente alternada pode ser realizada também através de alicate amperímetro, que não necessita de abrir o circuito para inserir o sensor de corrente em série com o componente, pois utiliza um transformador de corrente que funciona através da indução eletromagnética que a CA produz com o campo eletromagnético em torno do condutor energizado."

Para valores específicos seriam necessários informações sobre a potencia da lâmpada e potencia do potenciômetro presente no circuito,

Partindo das equações conhecidas "P=V I" e "V = R I"

com informações da potencia da lapada e do potenciômetro podemos calcular a resistência da lâmpada:

Plâmpada = Vnominal² / Rlâmpada => Rlâmpada;

A corrente medida pelo multímetro na escala de corrente Acc será:

Itotal = V / (Rlâmpada + Rpotenciômetro) "Considerando que os componentes estão em série"

I total será portando a corrente medida pelo multímetro, como a resistência da lâmpada é permanente, o valor da corrente só será afetado com a modificação do potenciômetro, imediatamente ao ligar o circuito já haverá circulação de corrente, que de certa forma não pode ser estimado se a lâmpada está incandescente ou não, pois isso só poderá ser feito visualmente.

é visto que o circuito é alimentado por uma bateria de 9V, tão logo a máxima corrente que irá circular será quando o potenciômetro tiver R=0;

assim:

I total max = V nominal / R lâmpada.

esse será o valor de corrente onde a lâmpada irá dispor seu maior brilho luminoso.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais