Buscar

Pergunta:

Ao tratar da evolução histórica da reforma agrária no Brasil, verifica-se que a luta pelos direitos a uma justa distribuição de terras gera muitos conflitos que se intensificam nos dias atuais. Os movimentos que reivindicam a reforma agrária e a justiça no campo existem num contexto em que os grandes proprietários e fazendeiros utilizam a terra como um negócio como outro qualquer. Por outro lado, para os trabalhadores rurais, a terra e as atividades exercidas nela constituem a sua única fonte de subsistência.

De acordo com o Estatuto da Terra, a reforma agrária é o conjunto de medidas para promover uma melhor distribuição da terra e, dessa forma, realizar a justiça social no país. Esse tema é importante para entender a organização territorial do Brasil em relação à concentração de terras e as consequências dessa organização no desenvolvimento social e econômico por região.

Imagine que você vai tratar desse tema com alunos do 1º ano do Ensino Médio. Diante da escolha do tema, como você pode envolver os alunos e quais ferramentas você pode utilizar para abordar esse conteúdo em sala de aula?


💡 1 Resposta

User badge image

Ramon Alves dos Santos

Uma das formas de envolver os aluno é por meio de pesquisas sobre a estrutura fundiária brasileira, que apresenta um grande número de proprietários de estabelecimentos rurais com área reduzida e um pequeno número de proprietários de grandes estabelecimentos rurais, os latifúndios. Cabe ressaltar que a organização do território brasileiro remonta ao período colonial, desde as capitanias hereditárias até as sesmarias e a Lei de Terras, que favoreceram a concentração de terras no país.

Também podem ser utilizados dados da estrutura fundiária brasileira, como os do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra):


Além disso, podem ser usados mapas para verificar onde se encontram as maiores e as menores propriedades de terras no campo brasileiro, como o mapa que mostra os estabelecimentos agropecuários com mais de 1000 hectares. Também podem ser usados mapas que mostrem estabelecimentos agropecuários com menos de 5 hectares e produtores sem área para cultivo.

Assim, é importante ressaltar aos alunos que o Brasil é caracterizado por desigualdades sociais, concentração de renda e altos índices de violência ligados também à estrutura concentrada das terras do país, já que desde o início da colonização por Portugal, no século XVI, as terras passaram ao domínio privado. Os conflitos e a violência no campo se relacionam de forma profunda com a questão agrária no país, que nunca foi resolvida.


2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados