Buscar

Matéria de Tópicos especiais em biomedicina I

A análise laboratorial dos eletrólitos, como o sódio, o cloreto, o potássio e o bicarbonato do sangue e de outras substâncias, como a creatinina, a ureia e o ácido úrico é bastante útil na avaliação do funcionamento dos rins. Aliados à determinação do clearance ou depuração de creatinina endógena e à análise da presença de proteinuria e hematuria, esses exames podem ser utilizados no diagnóstico de doenças renais.

Considerando esses exames laboratoriais, avalie as afirmativas a seguir:

I. No soro de um paciente com suspeita de insuficiência renal crônica os valores de ureia e de creatinina encontram-se elevados.

II. Resultados positivos e elevados de proteinuria e de hematuria no exame de urina indicam uma condição benigna qualquer, como a realização de um exercício físico intenso antes do exame.

III. Os valores dos eletrólitos sódio e potássio no soro mostram-se elevados quando os rins não estão funcionando adequadamente, podendo haver diminuição na concentração de bicarbonato quando a função tubular de recuperação do bicarbonato estiver comprometida.

IV. Para a realização do exame de depuração da creatinina endógena, a urina deve ser coletada durante 24 horas e, quanto maior for o volume de urina coletado, maior será a concentração de creatinina plasmática, permitindo o diagnóstico de insuficiência renal.

Está correto apenas o que se afirma em:

a) I e II.

b) II e III.

c) I e III.

d) III e IV.

e) II e IV.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais