Buscar

Tópicos especiais em biomedicina I

As doenças metabólicas mais prevalentes são o diabetes mellitus tipo 2 e as dislipidemias. Quando elas estão associadas com a obesidade visceral (acúmulo de gordura na região da cintura) e hipertensão arterial, representam um risco elevado de doenças coronarianas crônicas ou infarto agudo do miocárdio, caracterizando a síndrome metabólica de etiologia complexa e multifatorial.

Com relação aos fatores não genéticos que participam da etiologia das principais doenças metabólicas, como o diabetes mellitus, as dislipidemias, a aterosclerose e a síndrome metabólica, está correto afirmar-se que:

a) Em países desenvolvidos, há consumo exagerado de alimentos ricos em gorduras, colesterol, carboidratos e açúcares, com altos índices de obesidade na população infantil, de adolescentes e adultos, contribuindo para a prevalência de dislipidemias, diabetes e aterosclerose. Já nos países em desenvolvimento, onde a desnutrição é mais prevalente, a principal causa dessas doenças são os fatores genéticos familiares.

b) O sedentarismo favorece o desenvolvimento de excesso de peso, exercendo papel importante no desenvolvimento secundário de hipercolesterolemia e hipertrigliceridemia, resistência à insulina e diabetes mellitus tipo 2. Dessa forma, o exercício físico associado à dieta adequada (iniciados o mais precocemente possível) pode reverter esses fatores de risco, impedindo a progressão dessas doenças.

c) O tratamento mais eficaz para as doenças metabólicas na fase crônica, que ocorre em adultos acima de 40 anos, do sexo feminino e com IMC (Índice de Massa Corporal) bastante elevada, é o tratamento cirúrgico (cirurgia bariátrica) porque logo depois da cirurgia a pessoa emagrece e, emagrecendo, a resistência à insulina fica normalizada.

d) Os fatores não genéticos, como hábitos alimentares, sedentarismo, outras doenças, como o hipotireoidismo, e o uso de medicamentos como os anticoncepcionais, podem favorecer o aparecimento de dislipidemias, mas não têm participação no desenvolvimento de diabetes mellitus.

e) A aterosclerose somente se desenvolve nas pessoas que têm hipertensão arterial maligna, não tendo nenhuma associação com fatores nutricionais, tabagismo ou sedentarismo.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais