Buscar

Como classificarmos os ditongos como crescentes ou decrescentes?

Respostas

User badge image

Edu Baião Pimenta Profesor PLE ELE

Para classificarmos os ditongos como crescentes ou decrescentes, precisamos, antes de mais nada, saber fazer a distinção entre vogais e semivogais.

São classificadas como vogais, aquelas que estão sozinhas na sílaba. Quando junto com outra vogal, esta poderá ficar com uma evidência menor, ou, de certa forma, “escondida”. Nessa situação, por sua vez, classificamos como semivogais.
Por exemplo, na palavra apaixonado, temos um encontro vocálico ditongo na segunda sílaba, pai, que contém, portanto, duas vogais. A mais aberta, ou seja, a mais “forte” e em evidência, é a vogal a, deixando a vogal i sem tanta evidência. Nesse caso, portanto, a é a vogal, e i é a semivogal.

Tendo conhecimento a respeito desses conceitos, a compreensão da classificação em ditongo crescente ou decrescente passa a ser mais simples:

Ditongo crescente é quando há a junção, na mesma sílaba, de semivogal e vogal, nesta ordem. Por exemplo, na palavra quadrado, há a junção, na primeira sílaba, do u, que é a semivogal, com o a, que é a vogal, já que a está em maior evidência que u.
Ditongo decrescente é quando se junta, na mesma sílaba, vogal e semivogal, nesta ordem. Como exemplo, podemos citar a palavra noite, em que a letra o é a vogal, e i a semivogal, já que o está em maior evidência que i.
2
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina