Buscar

URGENTE MECANICA DOS SOLIDOS 1

O primeiro passo para o dimensionamento ou para o estudo da segurança de uma determinada estrutura é a identificação das cargas que estão atuando e o estudo dos tipos de solicitações que essas cargas estão gerando na estrutura. Imagine que você seja o engenheiro de estruturas responsável pela análise da placa de trânsito, indicada na figura abaixo, e diga quais solicitações podemos encontrar no poste desta placa e quais seriam os valores destas solicitações. Considere que esta placa está sendo solicitada pela carga PP (referente ao peso próprio da estrutura), igual a 650 kg, e pela carga de vento de 900 Pa, que corresponde a uma força do vento de 13,5 kN que ocorre de forma perpendicular à placa.



💡 2 Respostas

User badge image

Tamara Mendes

Força peso PP = 650 × 9,81 = 6376 N = 6,376 kN

Força vento = 900 × 6 × 2,5 = 13500 N = 13,5 kN

Momento fletor devido ao PP = 6,376 × 3 = 19,128 kNm (sentido anti-horário)

Momento fletor devido ao vento na base do poste = 13,5 × 9,25 = 124,875 kNm (sentido anti-horário)

Momento torsor devido ao vento = 13,5 × 3 = 40,5 kNm (sentido horário)

A partir da identificação das solicitações internas e do cálculo de cada uma, é possível visualizar o comportamento dessa estrutura em relação às cargas atuantes. Se o engenheiro projetista, por exemplo, não levar em consideração a carga de vento, a estrutura ficará subdimensionada, apresentando graves problemas estruturais e, possivelmente, uma ruptura caso ocorram ventos fortes nessa região. Observe que o momento fletor devido ao vento chega a ser 6,5 vezes maior que o momento fletor devido ao peso próprio. Logo, é imprescindível o estudo do vento nesses tipos de estruturas.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais