Buscar

Determinar a tensão vertical efetiva atuante em um solo a 5m de profundidade e a 1,5m acima do nível d'água, em região sujeita a capilaridade.

Determinar a tensão vertical efetiva atuante em um solo a 5m de profundidade e a 1,5m acima do nível d'água, em região sujeita a capilaridade. Utilize como peso específico do solo o valor de 19kN/m3 e o peso específico da água com o valor de 10kN/m3.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar a tensão vertical efetiva atuante em um solo sujeito a capilaridade, podemos utilizar a fórmula: σ'v = γs * (H - u) Onde: σ'v é a tensão vertical efetiva; γs é o peso específico do solo; H é a profundidade do solo; u é a altura da água acima do ponto considerado. Substituindo os valores dados na fórmula, temos: σ'v = 19 kN/m³ * (5 m - 1,5 m) σ'v = 19 kN/m³ * 3,5 m σ'v = 66,5 kN/m² Portanto, a tensão vertical efetiva atuante no solo é de 66,5 kN/m².

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais