Buscar

Arranjos Produtivos / Atividade de Estudo 1 (AE1 - Atividade de Estudo 1)

01) - A partir do conceito de “Aglomeração Industrial”, aponte a alternativa correta que apresenta a sua relação com Arranjo Produtivo Local.

  

  

  

  

  

Escolha uma opção:

a. Uma aglomeração industrial pode ser considerada como um Arranjo Produtivo Local, sendo que ambos possuem exatamente o mesmo significado.

b. Uma aglomeração industrial é uma etapa posterior ao Arranjo Produtivo Local. 

c. Uma aglomeração industrial é necessária, mas não suficiente para a existência de um arranjo produtivo local, sendo o processo de aglomeração, um pressuposto inicial para uma futura formação de um arranjo produtivo local (rede de atores).

d. O processo de aglomeração industrial é distinto de um Arranjo Produtivo Local, pois é caracterizado apenas pela presença de indústrias produtoras de insumos, enquanto o Arranjo Produtivo Local possui empresas de todos os elos da cadeia produtiva.

e. O processo de aglomeração industrial é distinto de um Arranjo Produtivo Local, pois é caracterizado apenas pela presença de empresas industriais, enquanto o Arranjo Produtivo Local possui apenas produtores rurais. 


02) - A Teoria de Redes está presente em diferentes áreas, como a sociologia, antropologia, psicologia, biologia, tecnologia da informação, empresarial etc. No campo empresarial, tem como pressuposto os processos de ___________, ______________, ________________, _______________, _____________ e ______________.


Com base no terceiro capítulo do seu material, escolha a alternativa que preenche as lacunas corretamente.


Escolha uma opção:

a. estratégia, relacionamento, ajuda mútua, compartilhamento, competição e complementariedade. 

b. interação, relacionamento, ajuda mútua, compartilhamento, competição e complementariedade. 

c. interação, relacionamento, acordo, compartilhamento, integração e complementariedade. 

d. estratégia, relacionamento, ajuda mútua, compartilhamento, integração e complementariedade 

e. interação, relacionamento, ajuda mútua, compartilhamento, integração e complementariedade.

03) - É importante compreender e destacar a diferença entre um cluster produtivo e um Arranjo Produtivo Local (APL). No cenário internacional, estes termos são frequentemente confundidos.


Em relação aos conceitos de Arranjo Produtivo Local (APL) e Cluster Produtivo, avalie as afirmações a seguir:


I. O cluster produtivo se refere à concentração de negócios (empresas ou indústrias) de uma mesma área produtiva.


II. Um cluster produtivo possui uma estrutura mais robusta em termos de desenvolvimento econômico que um Arranjo Produtivo Local.


III. O sucesso de clusters é altamente dependente do mercado em que atuam.


É correto o que está sendo afirmado em:


Escolha uma opção:

a. I e III

b. III

c. II e III

d. I

e. I, II e III


04) - O termo “Arranjos Produtivos” pode ser encontrado na literatura, muitas vezes como “Arranjo Produtivo Local” (APL) ou em seu plural “Arranjos Produtivos Locais” (APLs).

Considerando o quarto capítulo do seu material, escolha a alternativa que melhor representa o conceito de Arranjo Produtivo Local (APL).


Escolha uma opção:

a. trata-se de um conglomerado de organizações e empreendimentos, que não possuem uma especialização produtiva, havendo a presença de todos os elos da cadeia produtiva.

b. trata-se de um conglomerado de organizações e empreendimentos, em diferentes regiões com uma especialização produtiva;

c. trata-se de um conglomerado de organizações e empreendimentos, que possuem uma especialização produtiva, havendo a presença de todos os elos da cadeia produtiva;

d. trata-se de apenas um conglomerado de organizações e empreendimentos, situados em uma mesma localidade;

e. trata-se de um conglomerado de organizações e empreendimentos, situados em uma mesma localidade e que possuem uma especialização produtiva, havendo a presença de todos os elos da cadeia produtiva;


05) - O termo “Cadeia Produtiva” pode ser definido como sendo um conjunto de etapas e/ou atividades em sequência, responsáveis pela produção do produto (bem ou serviço) que chega ao consumidor final, desde a sua matéria-prima e insumos utilizados para produção.


Considerando o conceito de “Cadeia Produtiva”, avalie as afirmações a seguir:


I. No setor do agronegócio podem existir diferentes tipos de “Cadeia Produtiva” (Cadeia Produtiva do Leite; Cadeia Produtiva do Trigo; Cadeia Produtiva do Café etc.);


II. Uma “Cadeia Produtiva” é formada apenas pela produção na área rural e pela fase de processamento na indústria;


III. Uma “Cadeia Produtiva” é formada pelas seguintes etapas: 1) Insumos; 2) Produção; 3) Indústria; 4) Atacado/Varejo e 5) Consumidor Final.


É correto o que está sendo afirmado em:


Escolha uma opção:

a. I, II e III

b. III

c. I e III

d. II e III

e. I

💡 1 Resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais