Buscar

como calcular a vazao de um canal inclinado?

💡 4 Respostas

User badge image

Matheus Fonseca Durães

Primeiro, assumindo que se trata de um canal funcionando como conduto livre, você pode calcular a velocidade conhecendo-se a diferença de nível entre o início e o fim do canal. Isso te daria ideia da energia cinética e, consequentemente da velocidade final.

Outra maneira, é pela equação da continuidade, onde Q=A x v (Q = vazão em m³/s; A = área em m²; e v = velocidade em m/s), assumindo um canal circular.

Também, você pode calcular a velocidade de escoamento deste canal, pela equação de Manning, sendo necessário conhecer a vazão, a declividade, rugosidade, área molhada e perímetro molhado do canal.

0
Dislike0
User badge image

Matheus Fonseca Durães

Primeiro, qual a geometria desse canal? Circular, triangular, trapezoidal, retangular...? Conhece a vazão de entrada? Pode aplicar a equação de Manning para estimar a velocidade, tendo como base a geometria do canal, a altura da lâmina d'água no canal e a declividade do mesmo. Após, calcule a área molhada e a multiplique pela velocidade estimada pela equação de Manning.

0
Dislike0
User badge image

Estudante PD

R=Ac/P

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais