Buscar

De acordo com Watanabe e Erhart (2009),

De acordo com Watanabe e Erhart (2009), além do canal alimentar, o sistema digestório apresenta órgãos anexos que auxiliam indiretamente na digestão, pois, embora os alimentos não transitem por tais órgãos, eles produzem secreções contendo enzimas essenciais à digestão.

 

WATANABE, L. S.; ERHART, E. A. Erhart: elementos de anatomia humana. 10. ed., São Paulo: Atheneu, 2009.

 

 Sobre o que compõe o sistema digestório, assinale a alternativa correta:

Alternativas


Alternativa 1:


O timo é considerado um órgão anexo do sistema digestório, pois secreta a timosina. Esta secreção é lançada no duodeno e age, principalmente, sobre gorduras.


Alternativa 2:


O fígado é considerado um órgão anexo do sistema digestório, pois secreta a bile. Esta secreção é lançada no duodeno e age, principalmente, sobre gorduras.


Alternativa 3:


O pâncreas é considerado um órgão anexo do sistema digestório, pois secreta a bile. Esta secreção é lançada no duodeno e age, principalmente, sobre gorduras.


Alternativa 4:


O pâncreas é considerado um órgão anexo do sistema digestório, pois secreta o suco pancreático. Esta secreção é lançada no duodeno e age, principalmente, sobre os carboidratos.


Alternativa 5:


As glândulas salivares são consideradas órgãos anexos do sistema digestório, pois secretam a saliva. Esta secreção é lançada diretamente na cavidade oral e age, principalmente, sobre as proteínas.

💡 8 Respostas

User badge image

Jheny Jheny

O sistema cardiovascular pode ser chamado de sistema circulatório e é composto pelo sistema cardiovascular sanguíneo (destinado à circulação do sangue) e pelo sistema vascular linfático (destinado à circulação da linfa).

 


1
Dislike1
User badge image

theyllonsmith

Bom
0
Dislike0
User badge image

Daniela Silva

????
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais