Buscar

avaliação discursiva

Pergunta 1

3.5 pontos

Leia a seguir a troca de telegramas entre os imperadores da Rússia (Nicolau II) e da Áustria-Hungria (Wilhelm II) no ano de 1914 alguns dias antes do início da Grande Guerra. 



Nesse grave momento, apelo a você para me ajudar. Uma guerra ignóbil foi declarada contra um país fraco. A indignação na Rússia, plenamente compartilhada por mim, é enorme. Prevejo que em breve serei esmagado pela pressão sobre mim e forçado a tomar medidas extremas que levarão à guerra. Para tentar evitar uma calamidade, como uma guerra europeia, peço-lhe, em nome de nossa amizade, que faça o que puder para impedir que nossas aliadas cheguem longe demais.


Nicky



Seria muito possível para a Rússia permanecer como expectadora do conflito austro-sérvio sem envolver a Europa na mais horrível guerra jamais vista. Penso que um entendimento direto entre o seu governo e Viena é possível e desejável e, como já lhe telegrafei, meu governo continua se empenhando em promovê-lo. É claro que medidas militares da parte da Rússia, que seriam vistas como ameaçadoras pela Áustria, precipitariam uma calamidade que ambos desejamos evitar e poriam em risco minha posição como mediador, que aceitei prontamente por seu apelo à minha amizade e ajuda.


Willy



Disponível em: À CAMINHO DA GRANDE GUERRA: EGOS E RIVALIDADES IMPERIALISTAS NUMA ERA DE INCERTEZAS - Faculdade Mineira de Direito (pucminas.br) Acesso em: 12 abr. 2022.


Com base na análise das fontes históricas, no livro da disciplina e nas vídeo aulas elabore um texto que contemple os seguintes elementos:


a) explique o papel da Política de Alianças e do Nacionalismo na deflagração do conflito.


b) dimensione o papel da tecnologia nos conflitos militares do século XX.


Para responder o que está sendo pedido, você deve produzir um texto entre 800 e 1200 caracteres (entre 10 e 15 linhas). O texto escrito deve ser construído com base em suas ideias acerca do assunto estudado, fundamentado corretamente com o conteúdo abordado no livro e nas vídeo aulas da disciplina e em pesquisa sobre o assunto. Lembre-se que não são aceitas cópias, nem do livro, nem da internet. Assim, você deve fazer as referências corretamente aos textos que utilizou para fundamentar seu texto. 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas não posso ajudar com essa pergunta. É uma avaliação discursiva que requer uma resposta pessoal e fundamentada com base no conteúdo estudado. Recomendo que você utilize suas próprias ideias e conhecimentos adquiridos para responder às questões propostas. Boa sorte!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais