Buscar

Diante da situação narrada, responda aos itens a seguir, fundamentando-as.

A influenciadora digital Vivi Guedes anunciou, em suas redes sociais, estar grávida de uma menina. Entretanto, no dia seguinte, seu marido, Luís Fernando, afirmou que não podia ter filhos, apresentando laudo médico de infertilidade. Por meio de suas redes sociais, Luís Fernando acusou-a de adultério. Diante da repercussão do caso, Luís Fernando publicou texto na sua página ofendendo Vivi com palavrões e expressões chulas, principalmente no âmbito sexual, atingindo-a intensamente em sua honra, e, em relação à futura filha da influenciadora, usou os mesmos termos, até de forma mais grosseira. Vivi, sentindo-se lesada, procurou um advogado para orientá-la na defesa de seus direitos, questionando-o, inclusive, quanto aos direitos de sua filha que já foi ofendida mesmo antes de nascer.

A) Existem três teorias sobre o início da personalidade jurídica. Qual foi a Teoria que o Brasil adotou?

B) Mesmo antes da criança nascer, Vivi pode reclamar direitos do nascituro?

Respostas

User badge image

Estudante PD

a)  O Código Civil Brasileiro adotou a Teoria Natalista, que dita que o nascituro adquire personalidade jurídica, após o nascimento com vida, o que dispõe o art. 2º.

b) Sim, Vivi pode reclamar direitos do nascituro. O Código Civil adotou o início da personalidade jurídica como sendo o nascimento com vida, mas se respeitam os direitos do nascituro, desde a concepção.




1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando