Buscar

De acordo com o Dalgalarrondo, quais são as justificativas de se manter o constructo “neurose” como um conceito válido para a Psicopatologia?

Respostas

9 pessoas visualizaram e tiraram suas dúvidas aqui
User badge image

welma

Embora a tendência atual seja a de abandonar o conceito de neurose, neste livro é mantido o constructo “neurose”, posto ser ele consideravelmente útil e heurístico. Identificar um indivíduo como tendo um quadro neurótico permite uma compreensão adequada para um considerável número de pacientes que apresenta sintomas ansiosos, fóbicos, obsessivos, histriônicos e hipocondríacos.  Tais sintomas oscilam e se alternam no tempo, com muita frequência, permanecendo um núcleo constante, que se denomina neurose.  Além disso, o constructo neurose aponta para uma estruturação da subjetividade expressiva de conflitos intrapsíquicos (recalque, luta interna, impulsos inaceitáveis perante um julgamento rígido, etc.)  e interpessoais (frustração recorrente nas relações pessoais, insatisfação constante com o que recebe e dá   aos outros, rigidez, etc.)  (López Ibor, 1966] .  Assim, o  constructo   neurose  fornece  essa  moldura conceitual e c classificatória que  abarca a  grande sob reposição e o  intercâmbio de sintomas da série de  ansiedade, da  fobia, da  frustração, da dissociação e da somatização.  

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina