Buscar

A homeostase é um processo importante para diversas funções do corpo. Como a dinâmica ocorre entre o meio interno e externo das células?

💡 6 Respostas

User badge image

Bruna Moacir

A homeostase pode ser definida como a habilidade de manter o meio interno em equilíbrio quase constante, independente das alterações que ocorram no meio externo. A expressão “meio interno” foi criada por Claude Bernard depois que esse pesquisador percebeu que um ser vivo tende a manter seu funcionamento normal mesmo quando o meio externo sofre grande mudança. Isso mostra que, apesar de os organismos interagirem com o ambiente que os cerca, nem sempre o ambiente afeta seu meio interno, o qual é constituído, basicamente, pelos fluidos que circulam no corpo. O organismo seria, portanto, relativamente independente do meio.

A homeostase é garantida por processos fisiológicos que ocorrem de maneira coordenada no corpo. Entre os principais mecanismos de controle homeostático, podemos citar aqueles que controlam a temperatura corporal, pH, volume dos líquidos corporais, pressão arterial, batimentos cardíacos, concentrações dos elementos do sangue etc.

 

O mecanismo de controle homeostático geralmente ocorre por meio de um feedback negativo. Quando isso acontece, o corpo tende a reverter a direção da mudança que está ocorrendo no corpo. Quando a taxa de glicose cai, por exemplo, há liberação de glucagon, que estimula, por sua vez a liberação de glicose no fígado, o que faz a taxa aumentar.

 

 

 


19
Dislike2
User badge image

Mallú Nascimento

homeostase entre o meio interno externo acontece com a circulação dos fluidos pelas células e pelo meio externo. Esse líquido é chamado de líquido intersticial e ele carreia solutos dentro dele, mantendo o equilíbrio hidroeletrolítico constante.

E quando a célula precisa quebrar esse equilíbrio?

célula pode quebrar o equilíbrio hidroeletrolítico e continuar em homeostase, mas apenas através de meios de transporte ativos, gastando energia para vencer o gradiente de concentração, como é o caso dos processos de polarização de membrana plasmática.

6
Dislike0
User badge image

Ericka Vanessa Andrade

A homeostase, termo criado por Walter Cannon, pode ser definida como a habilidade de manter o meio interno em um equilíbrio quase constante, independentemente das alterações que ocorram no ambiente externo. O meio interno, por sua vez, é definido como os fluidos que circulam pelas nossas células, o chamado líquido intersticial.

homeostase entre o meio interno externo acontece com a circulação dos fluidos pelas células e pelo meio externo. Esse líquido é chamado de líquido intersticial e ele carreia solutos dentro dele, mantendo o equilíbrio hidroeletrolítico constante.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais