Buscar

Prova ll

PERGUNTA 2


  1. Leia o excerto a seguir:

“Após o fracasso da intentona golpista que cercou a renúncia de Quadros (agosto de 1961), as forças mais expressivas do campo democrático - responsáveis, aliás, pela manutenção das liberdades políticas fundamentais no seguimento dos eventos posteriores ao 25 de agosto - ganharam uma nova dinâmica. Com Goulart à cabeça do Executivo, espaços signifi­cativos do aparelho de Estado foram ocupados por protagonistas comprometidos com a massa do povo e, mesmo enfrentando um Legislativo onde predominavam forças conservadoras, tais protagonistas, curto-circuitaram em medida ponderável as iniciativas de repressão institucional.”

NETTO, J. P. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós-64. São Paulo: Cortez, 2007, p. 35.

Sabe-se que houve um forte contexto de instabilidade no governo de João Goulart (1961-1964). Considerando essas informações e o conteúdo estudado, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e para a(s) falsa(s).

I. ( ) O cenário político de 1961-1964, explicitou a existência de luta de classe pelo direcionamento das ações do Estado.

II. ( ) No período, os setores da classe dominante e a da trabalhadora, mesmo com posições divergentes, possuíam direcionamentos iguais para o desenvolvimento do país.

III. ( ) Nesse contexto, as reformas de base e a organização política da classe trabalhadora se colocavam como perigo à implementação do projeto dos setores conservadores da classe dominante.

IV. ( ) O projeto que pôs fim ao governo de João Goulart foi uma saída encontrada pela classe trabalhadora.

A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

a.F, V, V, F.

b.V, F, V, F.

c.V, V, F, F.

d.F, F, V, V.

e.V, F, V, V.


💡 1 Resposta

User badge image

Serena

vfvf

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais