Buscar

Estudo de Caso Biologia da Conservação uninga

Certas regiões geográficas são centros tanto de alta diversidade de espécies como de altas taxas de endemismo. Algumas áreas relativamente pequenas do mundo possuem números excepcionalmente grandes de espécies. É provável que as áreas conhecidas pela sua riqueza em espécies de grandes plantas, aves, mamíferos e répteis também sejam ricas em espécies que pertencem a grupos menos presentes. Já no início dos anos 2000, uma pesquisa identificou quais seriam algumas das prioridades de conservação da biodiversidade, áreas que ficaram conhecidas como os hotspots da biodiversidade mundial. Apesar de muitos esforços terem sido realizados até o presente momento, as espécies continuam a desaparecer por conta de pressões antrópicas. Um estudo realizado em 2017 avaliou a diversidade de espécies de mamíferos e aves e mapeou em quais países essas espécies tinham as maiores ameaças de extinção. Os resultados são mostrados nas figuras a seguir (apenas para mamíferos).

Figura 1 - Future threats to biodiversity and pathways to their prevention. Fonte: TILMAN et al. (2017), Nature, 546:73-81 (adaptado).

 Analise os dados apresentados no mapa e considere os locais de maior diversidade de espécies (A) e, também, os de maior quantidade de espécies ameaçadas de extinção (B). Agora, estabeleça três áreas para prioridade de conservação de mamíferos. Justifique o porquê da sua escolha.

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais