Buscar

A produtividade primária depende de quais fatores?

Respostas

User badge image

Renan Henrique

A produtividade primária líquida varia entre ecossistemas e depende de muitos fatores. Incluem a entrada de energia solar, níveis de temperatura e umidade, níveis de dióxido de carbono, disponibilidade de nutrientes e interações da comunidade

0
Dislike0
User badge image

Angelita Batista

Produtividade primária

Em ecologia, produtividade é a taxa pela qual a energia é adicionada aos corpos dos organismos sob a forma de biomassa. Biomassa é simplesmente a quantidade de matéria que é armazenada nos corpos de um grupo de organismos. A produtividade pode ser definida para qualquer nível trófico ou outro grupo, e pode ser representada tanto em unidades de energia quanto de biomassa. Existem dois tipos básicos de produtividade: bruta e líquida.

Para ilustrar a diferença, vamos considerar a produtividade primária (a produtividade dos produtores primários de um ecossistema).

  • Produtividade primária bruta ou PPB, é a taxa pela qual a energia solar é capturada em moléculas de açúcar durante a fotossíntese (energia capturada por unidade de área por unidade de tempo). Produtores como as plantas utilizam parte desta energia para respiração celular/metabolismo e parte para o crescimento (construção de tecidos).
  • Produtividade primária líquida ou PPL, é produtividade primária bruta menos a taxa de perda de energia para o metabolismo e manutenção. Em outras palavras, é a taxa à qual a energia é armazenada como biomassa por plantas ou outros produtores primários e disponibilizada aos consumidores no ecossistema.

As plantas normalmente capturam e convertem aproximadamente 1.3


1.3

1, point, 3

 -

 1.6\%


1.6%

1, point, 6, percent

 da energia solar que atinge a superfície da Terra e usam cerca de um quarto da energia capturada para o metabolismo e manutenção. Portanto, em torno de 1\%


1%

1, percent

 da energia solar que atinge a superfície da terra (por unidade de área e tempo) termina como produtividade primária líquida.

A produtividade primária líquida varia entre ecossistemas e depende de muitos fatores. Estes incluem a entrada de energia solar, níveis de temperatura e umidade, níveis de dióxido de carbono, disponibilidade de nutrientes e interações da comunidade (por exemplo, pastagem por herbívoros)^ 2


2

squared

. Esses fatores afetam a quantidade de fotossintetizadores presentes para capturar a energia da luz e o quão eficientes são em executar sua função.

Em ecossistemas terrestres, a produtividade primária varia de cerca de 2.


2.

2, point

000


000

000

 \text{g/m}^2\text{/ano}


g/m2

/ano

start text, g, slash, m, end text, squared, start text, slash, a, n, o, end text

 em florestas tropicais altamente produtivas e pântanos salinos a menos que 100


100

100

 \text{g/m}^2\text{/ano}


g/m2

/ano

start text, g, slash, m, end text, squared, start text, slash, a, n, o, end text

 em alguns desertos. Podemos ver como a produtividade primária líquida varia em escalas de tempo mais curtas no mapa dinâmico abaixo, que mostra variações sazonais e de ano a ano na produtividade primária líquida dos ecossistemas terrestres em todo o globo.

Crédito da animação: "Net primary productivity," por NASA, domínio público.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina