Buscar

Por que a exaustão pelo calor seria menos séria que o choque térmico?

Indivíduos que apresentam uma emergência térmica denominada exaustão pelo calor têm a pele úmida e fria. Pele quente e seca indicam uma emergência mais séria denominado choque térmico. Por que a exaustão pelo calor seria menos séria que o choque térmico? (Dica: como a temperatura da pele se relaciona com a capacidade do corpo de regular a temperatura corporal?

Respostas

User badge image

Rebeca Oliveira

O choque térmico pode ocorrer, principalmente, quando trabalhador sai do local de trabalho e vai para o ambiente externo ou, o inverso, quando ele vai do ambiente externo para o ambiente interno de trabalho. Com isso, o núcleo do organismo, de repente e sem preparo, alcança uma temperatura muito alta, fazendo com que o corpo sofra um estresse metabólico, comprometendo algum tecido fundamental que se mantém em contínuo funcionamento. A exaustão do calor é mais severa, pois, com a diminuição de sais e de líquidos, os sintomas tornam-se mais graves. A dilatação exagerada dos vasos resulta na insuficiência do sangue necessário para alimentar o córtex do cérebro, facilitando a ocorrência de hipotensão — queda da pressão arterial. Além disso, ela pode gerar fortes dores de cabeça, fadiga, tonturas, náusea ou vômito. É normal que a pessoa passe por uma sudorese abundante, sendo o primeiro indício de exaustão.
0
Dislike0
User badge image

Laura Lima

Jdidoof
0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina