Buscar

O que seria uma filosofia estoica??

💡 2 Respostas

User badge image

Fabiana Macedo

A filosofia estoica seria a conquista da felicidade por meio da ataraxia, um ideal de tranquilidade em que é possível viver serenamente e com paz de espírito. Para os estoicos , o indivíduo apenas poderia conseguir essa felicidade através das suas próprias virtudes, ou seja, dos seus conhecimentos.

0
Dislike0
User badge image

Myllena Cristiny Rodrigues

A filosofia estoica é uma corrente filosófica que surgiu na Grécia Antiga, por volta do século III a.C. Ela foi fundada por Zenão de Cítio e teve como principais expoentes Epicteto, Sêneca e Marco Aurélio. O estoicismo também teve uma importante influência na filosofia romana.

A filosofia estoica tem como objetivo principal ajudar as pessoas a alcançarem a felicidade e a paz interior através do controle das emoções e do cultivo da virtude. Os estoicos acreditavam que a virtude é a única coisa que é realmente boa e que todas as outras coisas, incluindo a saúde, a riqueza e a fama, são indiferentes.

Para os estoicos, as emoções negativas, como a raiva, a inveja e o medo, são causadas por julgamentos errôneos e ilusões sobre o mundo. Eles defendiam que a pessoa deve aprender a controlar essas emoções e a desenvolver uma atitude de aceitação e resignação diante dos desafios da vida.

Outra ideia importante na filosofia estoica é a noção de que tudo no universo está interligado e é regido por uma ordem natural. Os estoicos acreditavam que a razão e a lógica são as ferramentas fundamentais para compreender essa ordem e que, através do conhecimento e da prática filosófica, é possível alcançar a sabedoria e a tranquilidade interior.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais