Buscar

Relacione o papel do zinco no estresse oxidativo que se agrava na sepse.?

💡 1 Resposta

User badge image

Suzane

Há estudos que sugerem que o Zinco*(possuem propriedades antioxidantes, contribuindo para reduzir o efeito da maior circulação de espécies reativas de oxigênio, liberadas em situações de estresse) como elemento traço, atua na capacidade de modular as respostas imunológica e inflamatória, auxiliando e combatendo a sepse através da sua ação antioxidante, demostrando haver uma redução na taxa de infecção e menor tempo de ventilação mecânica, de permanência na UTI e de hospitalização. Por outro lado, alguns estudos também demonstram que a utilização de nutrientes imunomoduladores em pacientes sépticos pode aumentar o risco de mortalidade. Esses resultados contraditórios evidenciam e alertam para o fato de que o nível de eficácia atribuída ao tratamento com imunomoduladores é muito variável e não pode ser aplicado a todos os casos.

*O papel exato do zinco como antioxidante não foi ainda elucidado, mas as evidências disponíveis indicam ação desse mineral envolvendo vários mecanismos. Esses mecanismos incluem a regulação da expressão de metalotioneína, a atividade da enzima superóxido dismutase e a proteção de grupamentos sulfidrila de proteínas de membranas celulares por antagonismo com metais pró-oxidantes como cobre e ferro. A ação antioxidante desse mineral é indireta, uma vez que o íon zinco não é ativo em reações de óxido-redução.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais