Buscar

Análise de geração de corrente contínua e alternada I

Em uma pequena propriedade rural existe um arroio, onde foi construída uma barragem com uma turbina tipo Francis, para uma microcentral de energia elétrica. O desnível é de cerca de três metros, a vazão é baixa, e a potência teórica máxima é de cerca de 1,5 KVA.

Está instalado um gerador monofásico CA de 5 KVA, da marca Kolbach. Esse gerador é antigo, com excitação de corrente de campo CC. Existe um reostato para fixação da tensão CA final. A linha de alimentação de energia tem cerca de 200 metros de distância da produção de energia à utilização. Os fios de transmissão de energia são de alumínio.

A energia que estará disponível para utilização será de 5 KVA?


Respostas

User badge image

noventa e nove

Apesar de o gerador ter a potência de 5 KVA, a potência disponível da barragem, do desnível e da vazão é de cerca de 1,5 KVA. Devemos considerar as perdas de 200 metros de linha, e com fios de alumínio, de maiores perdas. Portanto, a potência que chegará à propriedade será menor que 1,5 KVA.

1
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina