Buscar

Como se forma um deserto ?

Geologia

💡 3 Respostas

User badge image

Edi Ferreira da Silva

Areia e alguns vegetais e animais
1
Dislike0
User badge image

Evandro Mayer

a partir do processo de desertificação do solo

0
Dislike0
User badge image

Vitor Butel

Um deserto se forma devido a uma combinação de fatores, incluindo a falta de umidade, a topografia e os ventos predominantes. A maioria dos desertos do mundo estão localizados em regiões que ficam próximas aos trópicos, entre 15 e 30 graus de latitude, nas quais o ar quente e seco é comum.

A falta de umidade é um fator chave para a formação de um deserto. As áreas que recebem pouca chuva ao longo do ano são propensas a se tornarem desertos, pois a vegetação e os corpos d'água são escassos. Isso ocorre frequentemente em regiões próximas a grandes cadeias montanhosas, onde as montanhas bloqueiam as nuvens de chuva.

A topografia também desempenha um papel importante na formação de um deserto. Em áreas de baixa altitude, o ar quente sobe, esfria e forma nuvens de chuva. Mas em regiões de alta altitude, como desertos de planaltos, o ar quente sobe e se expande, resfriando e perdendo umidade. O ar seco então desce para o solo, criando um ambiente árido.

Os ventos também são um fator que contribui para a formação de desertos. Em algumas áreas, os ventos secos e quentes que sopram por longos períodos de tempo acabam por secar o solo, tornando-o mais árido e menos propício para a vida vegetal. Além disso, os ventos podem trazer poeira e areia para as regiões desérticas, criando dunas e paisagens peculiares.

Em suma, a combinação de baixa umidade, topografia de alta altitude e ventos predominantes secos e quentes é o que geralmente cria um ambiente desértico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais