Buscar

Vimos que, conceitualmente, uma árvore filogenética, ou cladograma, representa a história evolutiva de um conjunto de

 Vimos que, conceitualmente, uma árvore filogenética, ou cladograma, representa a história evolutiva de um conjunto de terminais conectados por suas ancestralidades. Sobre as árvores filogenéticas, analise as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta:


Respostas

User badge image

Aryane Silva

linhagem evolutiva é constituída por um conjunto de linhagens populacionais, que, por sua vez, é a completa história genealógica de uma única população. A barreira geográfica formadora de cladogênese é o espaço físico que impede a permuta de material genético. O evento extrínseco é uma divergência momentânea que é reestabelecida quando a barreira desaparece e as populações se entrecruzam novamente. Quando uma barreira ocorre por diferença temporal, ecológica, fisiológica, por exemplo, mas sem isolamento geográfico, denominamos de divergência simpátrica.
1
Dislike0
User badge image

Jucelena Soares de Oliveira

A linhagem evolutiva é constituída por um conjunto de linhagens populacionais, que, por sua vez, é a completa história genealógica de uma única população. A barreira geográfica formadora de cladogênese é o espaço físico que impede a permuta de material genético. O evento extrínseco é uma divergência momentânea que é reestabelecida quando a barreira desaparece e as populações se entrecruzam novamente. Quando uma barreira ocorre por diferença temporal, ecológica, fisiológica, por exemplo, mas sem isolamento geográfico, denominamos de divergência simpátrica.

0
Dislike0
User badge image

Samantha Almeida

Como modelo gráfico da evolução biológica, as árvores filogenéticas são utilizadas para visualizar a relação de parentesco entre organismos, a partir de características compartilhadas que refletem a herança comum de um ancestral ancestral.

Sobre as árvores filogenéticas, as afirmativas são:

  1. As bifurcações nas árvores filogenéticas indicam a separação de grupos de organismos a partir de um ancestral comum.

Verdadeiro. As bifurcações em uma árvore filogenética representam eventos de especiação ou divergência, onde um ancestral comum se divide em dois ou mais ramos evolutivos distintos.

  1. As distâncias entre os ramos de uma árvore filogenética representam a distância geográfica entre os organismos representados.

Falso. As distâncias entre os ramos em uma árvore filogenética não representam a distância geográfica entre os organismos, mas sim a quantidade de mudanças evolutivas (por exemplo, mudanças em sequências de DNA) que ocorreram ao longo do tempo para se chegar às diferenças observadas entre as espécies.

  1. Uma árvore filogenética pode ser usada para prever a aparência física de um ancestral comum.

Parcialmente verdadeiro. Com base nas características compartilhadas pelas espécies em um cladograma, é possível inferir as características do ancestral comum que deu origem a essas espécies. No entanto, as previsões sobre a aparência física desse ancestral não são precisas ou específicas, pois há muitas variáveis e limitações envolvidas na inferência dessas informações.

Portanto, a alternativa correta é a (a): apenas a afirmativa 1 é verdadeira.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando