Buscar

Atividade 3 (A3) - METODOLOGIA DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇOS

A gestão de custos é, para as empresas, uma parte fundamental da gestão estratégica, porque fornece informações cruciais para tomadas de decisão e melhor uso de seus recursos, tanto na determinação da melhor alocação dos seus custos quanto para definir quais produtos ou serviços devem receber mais atenção ao serem oferecidos para o mercado e como devem ser produzidos para gerar o menor custo. Envolve, portanto, decisões sobre o que produzir, sobre como e sobre quanto produzir.

 

De fato, vários fatores contribuem para as atividades de gerenciamento estratégico de custos. Logo, se uma empresa deseja lançar um novo produto ou serviço, precisa compreender os fatores geradores de consumo em termos de tempo e de dinheiro. As práticas da gestão estratégica de custos ajudam a reduzir os custos de produção e, ainda, a melhorar a qualidade dos produtos.

A gestão estratégica de custos não se limita à redução de custos. Trata, inclusive, de assegurar a capacidade de a empresa atingir suas metas e seus objetivos. O gerenciamento estratégico de custos auxilia no controle das finanças, para garantir que a empresa não gaste mais do que pode pagar. O processo de gestão de custos ocorre por meio da implantação de um conjunto de procedimentos e de controles. A gestão estratégica de custos, nas empresas, age como ferramenta estratégica tanto no planejamento das ações quanto no acompanhamento da produção, pois garante, por meio do conhecimento e do controle dos direcionadores de custos, que a empresa gaste menos do que ganha, aprimorando o uso dos recursos disponíveis de forma mais eficiente, sem afetar a qualidade dos produtos e/ou os níveis de serviço.

Conforme o conteúdo estudado em nosso material, observa-se que a gestão de custos é reconhecida como parte fundamental da gestão estratégica das empresas, porque auxilia na melhoria do uso dos recursos, na determinação de quais produtos e/ou serviços oferecer para o mercado e em como devem ser produzidos. Ajuda, também, nas decisões sobre o quanto produzir, além de identificar quais são os melhores processos de produção. 

Vários fatores contribuem para as práticas de gerenciamento de custos. Como exemplo, em uma empresa que deseja lançar um novo produto ou serviço, será preciso entender quanto custará em termos de tempo, de equipamentos e de dinheiro. Além disso, é necessário identificar o quanto a entidade precisará estar disposta a investir para que o lançamento seja bem-sucedido. 

A gestão estratégica de custos é importante porque ajuda na identificação e na redução dos custos de produção e na melhoria da qualidade dos processos e dos produtos. Portanto, o gerenciamento estratégico de estoque, por exemplo, pode reduzir a necessidade de grandes estoques.

Na prática, o que é gestão estratégica de custos? 

Para compreender melhor esse conceito de gerenciamento estratégico de custos e seus principais objetivos, que não são apenas o de reduzir custos, é preciso compreender que a sua função contribui para garantir que a empresa possa atingir as suas metas e os seus objetivos dentro dos prazos estabelecidos. A organização deve ser capaz de equilibrar as expectativas de todos os stakeholders, incluindo clientes, fornecedores, acionistas e funcionários. 

Para garantir que o negócio funcione adequadamente, é preciso que a organização consiga atingir suas metas estratégicas, também, pelo gerenciamento estratégico de custos, o que possibilita controlar suas finanças e assegurar que não se gaste mais do que o orçamento adequado. Portanto, inclui o conhecimento, o gerenciamento de custos e as análises de custos. 

O gerenciamento de custos é, por consequência, o processo de controle geral de custos, por meio da implementação de políticas, de procedimentos e de controles capazes de garantir que a empresa gaste menos do que recebe, utilizando os recursos disponíveis da forma mais eficiente que for possível. Logo, o objetivo do gerenciamento estratégico de custos, como resultado, é a redução do valor total gasto nas atividades da empresa, sem afetar a qualidade e/ou a disponibilidade dos produtos e/ou dos serviços. 

Conforme exposto e estudado em nosso material, descreva como a gestão estratégica de custos pode ser utilizada como ferramenta estratégica em função de identificar, de abordar e de informar os direcionadores de custos que impactam os resultados das empresas. 


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais