Buscar

Atividade 3 (A3) - ELEMENTOS, PROJETO E CONSTRUÇÃO DE MAQUINAS

Você é o responsável pelo setor de manutenção de uma empresa em sua cidade. Certo dia, uma coroa de 80 dentes fratura. Essa coroa era engrenada com um parafuso com rosca sem-fim. Ao analisar o parafuso com rosca sem-fim, você consegue as seguintes informações: módulo da coroa – 3; diâmetro primitivo – 22 mm; diâmetro externo – 28 mm; ângulo da hélice – 7,5°; ângulo de pressão – 15°; há apenas uma entrada no parafuso. Além disso, apesar de a coroa estar quebrada, com o auxílio de um paquímetro, você consegue obter o diâmetro externo: 200 mm.

Com base nas informações apresentadas, considere que você precisa mandar produzir outra coroa para repor a peça quebrada. Assim, determine o diâmetro primitivo, o passo e a altura total do dente.

💡 1 Resposta

User badge image

Guilherme Camargo Lavrador

Para calcular o diâmetro primitivo da coroa, utilizamos a fórmula dp = m * z, onde dp é o diâmetro primitivo, m é o módulo e z é o número de dentes da coroa. Sabemos que m = 3 e que a coroa tinha 80 dentes, então dp = 3 * 80 = 240 mm.


Para calcular o passo do parafuso com rosca sem-fim, utilizamos a fórmula p = π * m, onde p é o passo e π é a constante matemática pi, aproximadamente igual a 3,14. Então, p = π * 3 = 9,42 mm.


Finalmente, para calcular a altura total do dente da coroa, utilizamos a fórmula ht = 2 * m, onde ht é a altura total do dente e m é o módulo. Então, ht = 2 * 3 = 6 mm.


Assim, para produzir uma nova coroa para a engrenagem fraturada, ela deve ter um diâmetro primitivo de 240 mm, um passo de 9,42 mm e uma altura total do dente de 6 mm. É importante lembrar que os ângulos da hélice e de pressão devem ser respeitados para garantir o correto encaixe da engrenagem com o parafuso com rosca sem-fim.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais