Buscar

Por que tempo é relativo e não uma grandeza absoluta ?

Respostas

User badge image

okami senshi

O tempo é relativo porque sua medição e percepção dependem do referencial em que se encontra o observador. Esse é um dos princípios fundamentais da teoria da relatividade de Albert Einstein.

De acordo com a teoria da relatividade, o tempo passa mais lentamente em um referencial que está se movendo em relação a outro referencial em repouso. Isso ocorre devido ao fenômeno conhecido como dilatação do tempo. Além disso, a gravidade também afeta a passagem do tempo, de forma que o tempo passa mais lentamente em regiões com maior gravidade.

Portanto, o tempo não é uma grandeza absoluta, pois sua medição e percepção dependem do referencial em que o observador se encontra e das condições físicas do ambiente ao seu redor.

0
Dislike0
User badge image

SANDRO SALOMÃO

Sim, o tempo é relativo. Em nosso dia a dia usamos o relógio para marcar o tempo, mas como grandeza relativa ele depende do referencial a partir do qual o medimos. Dessa forma, o tempo deixa de ser um valor absoluto e passa a ser relativo ao ponto de vista.


0
Dislike0
User badge image

SANDRO SALOMÃO

Sim, o tempo é relativo. Em nosso dia a dia usamos o relógio para marcar o tempo, mas como grandeza relativa ele depende do referencial a partir do qual o medimos. Dessa forma, o tempo deixa de ser um valor absoluto e passa a ser relativo ao ponto de vista.

Tempo absoluto

Vamos começar com o tempo absoluto , também chamado de tempo cronométrico ('crono' significa 'tempo' e 'métrico' significa 'medida'). Você pode pensar neste tipo de tempo como normalmente o vemos no dia a dia: intervalos ou momentos específicos medidos em dias, meses, anos, etc. Por exemplo, 60 milhões de anos é uma medida de tempo absoluto. Então é 12:00. Essas são representações numéricas do tempo e nos fornecem pontos de referência específicos.

Temos um longo registro de eventos em tempo absoluto, mas muito disso ocorreu antes que os humanos estivessem na Terra para escrevê-los. Portanto, em vez de registros humanos, os geólogos usam técnicas como datação radiométrica . Esses processos envolvem a amostragem de rochas e a determinação da idade delas a partir de sua taxa de decomposição.

Tempo Relativo

Visto que o tempo absoluto nos dá pontos de referência, ele ajuda a calibrar o tempo relativo , também chamado de tempo cronoestrático ('estratos' significa 'camadas'). Aqui, estamos examinando eventos relativos a outros eventos. Por exemplo, em vez de 12h, podemos dizer 'hora do almoço'. Não há horário definido para o almoço, exceto que ocorre entre o café da manhã e o jantar. Portanto, em relação às outras refeições, cai no meio e é mais tarde do que o café da manhã, mas antes do jantar.

Isso é útil em geologia porque você pode envelhecer camadas de rocha em relação a outras camadas. Mas em vez de dizer que uma camada tem x número de anos, você pode simplesmente descrevê-la como mais velha do que a camada acima, mas mais jovem do que a camada abaixo dela. A idade relativa começa de baixo e vai para cima.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina