Buscar

qual é o fim absoluto perseguido no pensamento socrático, platônico,e Aristótelico?​

💡 1 Resposta

User badge image

Jozimar jozimar

O pensamento socrático, platônico e aristotélico são três correntes filosóficas distintas que têm seus próprios objetivos e ideias sobre o fim absoluto da existência humana.
Sócrates acreditava que o fim absoluto da existência humana era alcançar a sabedoria e a virtude. Ele enfatizou a importância do autoconhecimento e da autodisciplina para alcançar esse objetivo. Sócrates acreditava que a busca pela sabedoria e pela virtude era o caminho para a felicidade e o bem-estar individual e coletivo.
Platão, por sua vez, argumentava que o fim absoluto da existência humana era alcançar a contemplação das formas ou ideias eternas. Para Platão, a busca pelo conhecimento das formas era o caminho para a verdade e a sabedoria. Ele acreditava que a contemplação das formas era o caminho para a realização plena da alma e a harmonia com o universo.
Já Aristóteles via o fim absoluto da existência humana como a busca pela felicidade. Ele acreditava que a felicidade era alcançada através do equilíbrio entre a razão e as emoções. Para Aristóteles, a felicidade era alcançada por meio da prática da virtude e da busca por um propósito na vida.
Em resumo, enquanto Sócrates enfatizava a importância da sabedoria e da virtude, Platão acreditava que a contemplação das formas era o caminho para a verdade e a sabedoria, e Aristóteles via a felicidade como o objetivo final da existência humana.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais