Buscar

Qual a relação entre o pensamento socrático, platônico e aristotélico?

💡 2 Respostas

User badge image

Andre Smaira

Os três indivíduos citados na questão remontam o pretérito da Grécia Antiga, quando o ser humano ainda era dominado pelo empirismo e senso comum, até o momento em que originou a curiosidade e a dúvida quanto ao que era ensinado, a partir disso, iniciou a ruptura com o misticismo e a utilização da razão.

Destarte, temos então surgimento da Filosofia, a História considera sua firmação com Sócrates, entretanto, houve outros antes dele. E nesse engodo que as figuras se cruzam, Sócrates como percursor empregava a retórica para conduzir ao interlocutor a possuir suas próprias ideias, essa metodologia foi denominada Maiêutica, ele não deixou escritas de suas obras.

Nesse sentido, foi seu discípulo Platão que escreveu várias de suas jornadas e conhecimento, Platão acreditava que o conhecimento era adquirido quando a pessoa rompia com os agrilhoes impostos pela sociedade e por si mesma descobriria o conhecimento e o transmitiria aos outros, essa ficou conhecida como Alegoria da Caverna de Platão.

Por fim, chegamos ao aprendiz do Filósofo Platão, Aristóteles que discordava de quase todas as teorias de seu mestre, principalmente no que se refere a existência de dois mundos, um no qual os seres humanos habitavam e o outro onde existia a razão. Para Aristóteles somente com a observação e experimentação minuciosa o indivíduo conseguiria adquirir conhecimentos.

Dessa forma, o entrelace das teorias e pensamentos dos três filósofos, se refere ao conhecimento que é obtido através de razão pura e simples.

1
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais