Buscar

Qual a diferença de curatela e curador especial?

Respostas

User badge image

Davidson Sena

A curatela e o curador especial são institutos diferentes do Direito Civil, que se referem a situações em que é necessário nomear uma pessoa para representar e cuidar dos interesses de outra que não tem capacidade plena de exercer seus direitos. No entanto, existem diferenças importantes entre eles:

·        Curatela: é uma medida de proteção que se destina a pessoas que são consideradas incapazes de exercer pessoalmente seus atos da vida civil, como menores de idade, pessoas com deficiência mental ou intelectual, entre outros. O curador é nomeado pelo juiz e tem a função de representar a pessoa incapaz em todos os atos da vida civil, cuidando de seus interesses e zelando por sua segurança e bem-estar.


·        Curador especial: é uma figura que é nomeada pelo juiz em situações específicas, quando é necessário garantir a defesa dos interesses de uma parte em um processo judicial. O curador especial atua apenas no processo judicial em que foi nomeado, defendendo os interesses da parte que ele representa. Ele pode ser nomeado em casos de pessoas que estão em situação de litígio, ou seja, que precisam de alguém que as represente em juízo para garantir a defesa de seus direitos.

Dessa forma, enquanto a curatela se destina a pessoas que são incapazes de exercer seus direitos pessoalmente, a figura do curador especial é nomeada apenas em situações específicas, para atuar em um processo judicial e defender os interesses de uma das partes envolvidas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina