Buscar

Através dos princípios de um direito natural...

Através dos princípios de um direito natural preexistente ao Estado, de um Estado baseado no consenso, de subordinação do poder executivo ao poder legislativo, de um poder limitado, de direito de resistência, Locke expôs as diretrizes fundamentais do Estado liberal." (BOBBIO, Norberto. Direito e Estado no pensamento de Kant, UNB, 1984, p. 41)

Sobre a teoria política de John Locke, julgue os itens abaixo como verdadeiro (v) ou falso (f):


I - Para Locke, o estado de natureza não era um estado de guerra, pois nele já seriam reconhecidos direitos naturais como o direito à vida, à liberdade e à propriedade.


II - O contrato social em Hobbes é submissão, mas em Locke é consentimento.


III - Em Locke, o fundamento do Governo Civil é a proteção dos direitos naturais à vida, à liberdade e à propriedade. No entanto, é preciso observar a autoridade do Governo Civil, mesmo quando ele não consegue proteger tais direitos.



F-F-F



V-F-V



V-V-F



F-F-V



V-V-V


💡 6 Respostas

User badge image

João Victor Alves

A resposta correta é: V-V-F.

Justificativa:

I - Para Locke, o estado de natureza não era um estado de guerra, pois nele já seriam reconhecidos direitos naturais como o direito à vida, à liberdade e à propriedade. Isso é verdadeiro, conforme a visão de Locke, no estado de natureza, os indivíduos possuem direitos naturais, incluindo o direito à vida, à liberdade e à propriedade, e não necessariamente um estado de guerra.

II - O contrato social em Hobbes é submissão, mas em Locke é consentimento. Isso é falso. Tanto Hobbes quanto Locke acreditavam em um contrato social, mas enquanto Hobbes via o contrato como uma submissão do indivíduo ao Estado, em Locke, o contrato social era baseado no consentimento dos indivíduos para estabelecer um governo civil que protegesse seus direitos naturais.

III - Em Locke, o fundamento do Governo Civil é a proteção dos direitos naturais à vida, à liberdade e à propriedade. No entanto, é preciso observar a autoridade do Governo Civil, mesmo quando ele não consegue proteger tais direitos. Isso é verdadeiro. Segundo Locke, o governo civil é estabelecido com o objetivo de proteger os direitos naturais dos indivíduos, incluindo vida, liberdade e propriedade. No entanto, se o governo falhar em proteger esses direitos, os indivíduos têm o direito de resistir e até mesmo derrubar o governo, caso necessário. Portanto, é preciso observar a autoridade do governo civil, mas também há a possibilidade de resistência em casos de violação dos direitos naturais.


2
Dislike0
User badge image

Bruno Souza

V-V-F

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais