Buscar

Nos primórdios dos tempos, os eram resolvidos mediante de Ou seja, cada qual, lançando mão das armas de que dispunha, resolvia os conflitos existen...

Nos primórdios dos tempos, os eram resolvidos mediante de Ou seja, cada qual, lançando mão das armas de que dispunha, resolvia os conflitos existentes sem intervenção de terceiros, utilizando-se, inclusive, de violência. Com o passar dos tempos, criou-se a noção de Estado como terceiro imparcial para julgar e pacificar os conflitos existentes. A partir de então, Estado-juiz substituiu as partes na atividade de fazer justiça, para si esse dever pacificador. o ponto inicial da pacificação de conflitos se dá atualmente por meio de uma ação, exercitável pelo cidadão interessado em resolver seu conflito em face do Estado, responsável por prestar a tutela jurisdicional. (MORAES TAVARES, Tavares. Teoria Geral do Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2019).
I
II
I. A jurisdição é inerte, cabendo, portanto, às partes interessadas na solução do conflito romper com tal inércia mediante o exercício do direito de ação.
II. Segundo a teoria abstrata do direito de ação, direito de ação seria o próprio direito material em movimento, reagindo a uma agressão ou ameaça. Seria, pois, um poder que o individuo teria contra seu adversário, e não contra o Estado. Como se vê, à época, não se analisava o direito de ação como autônomo em relação ao direito material, tendo tal teoria prevalecido até o século III. Na teoria concreta, principal avanço foi entender que o direito de ação é autônomo ao direito material, tratando-se, portanto, do direito de um individuo contra o Estado, com objetivo de obtenção de uma sentença Já a teoria abstrata, vê o direito de ação como autônomo e independente em relação ao direito material, mas vai além: acredita que se tratam de direitos E um direito abstrato a obtenção de um pronunciamento do Estado, por meio de decisão judicial, sendo que mesmo quando se tem a improcedência, houve exercicio do direito de ação.
III. A teoria eclética mantém traços principais da teoria abstrata no sentido de que direito de ação autônomo e independente, sendo incondicional e genérico, pois existe quando autor tem direito a um julgamento favorável de mérito.
IV. A mais recente das teorias é a denominada teoria da asserção, segundo a qual direito de depende do grau de cognição do juiz. Se o juiz puder sumariamente concluir pela inexistência de uma ou mais condições da deve extinguir o processo sem adentrar seu mérito, por carência de mas se o juiz necessitar de uma cognição mais então não haverá extinção sem apreciação do mérito, e sim sentença de improcedência do pedido do autor.
a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) As afirmativas I, IV e V estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Av2 Teoria geral do processo
1 pág.

Teoria Geral do Processo

💡 2 Respostas

User badge image

Gabi Ferreira da Silva

A alternativa correta é a letra B, pois as afirmativas I, II e IV estão corretas.

3
Dislike0
User badge image

Wendel

A alternativa correta é a letra b) As afirmativas I, II e IV estão corretas.

A afirmativa I está correta ao afirmar que a jurisdição é inerte e depende do exercício do direito de ação pelas partes interessadas.

A afirmativa II está correta ao apresentar as teorias abstrata e concreta do direito de ação e mostrar a evolução do entendimento acerca da autonomia desse direito em relação ao direito material.

A afirmativa IV está correta ao apresentar a teoria da asserção, que se refere ao grau de cognição necessário para que ocorra a apreciação do mérito da causa pelo juiz.

2
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais