Buscar

O que era o despotismo esclarecido? A Enciclopédia reunia as principais ideias iluministas, contribuindo h Smith para sua divulgação pelo era Lin...

O que era o despotismo esclarecido?


A Enciclopédia reunia as principais ideias iluministas, contribuindo h Smith para sua divulgação pelo era
Linha política adotada por alguns monarcas europeus que elabo- adicionaram práticas iluministas aos seus governos absolutistas sem, contudo, abrir mão de seu poder real.
A escola, a divisão do conhecimento em disciplinas específicas, os livros didáticos, os telejornais 4 um ma- revelam claramente essa busca classificatória.
A Enciclopé- Dide- dia iniciava com um quadro esquemático do conhecimen- em uma to humano, uma permanência que perpassa desde organo- enciclo- gramas de empresas até as classificações da biologia. Robert.

Essa pergunta também está no material:

his
1 pág.

História

💡 1 Resposta

User badge image

Daniel Umisedo

O despotismo esclarecido foi uma forma de governo praticada por reis influenciados pelos ideais iluministas de filósofos franceses da segunda metade do século XVIII. Os déspotas esclarecidos tinham como objetivo a modernização de seus países e, para isso, governavam de maneira paternalista. Reinavam de maneira absoluta, porém, incorporavam algumas ideias modernas. Assim, foram modernizados aspectos econômicos e culturais, porém, politicamente, permanecia uma monarquia absolutista.

A Igreja perdeu espaço, e foram nomeados filósofos e ministros que serviam como conselheiros dos reis e rainhas, apontando-lhes saídas racionais para as questões gerais da administração pública. Não se tratou de uma ruptura, mas de uma reforma da monarquia, apontando maneiras mais eficientes de governo, aprofundando a burocracia. Isso porque o regime estava em crise justamente pelo advento do ideário iluminista e liberal.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais