Buscar

Quanto aos Juizados, nas causas de até 20 salários-mínimos, salvo direito de recurso, a assistência de advogado, é facultativa?

💡 2 Respostas

User badge image

Júlio Ferreira

Sim, de acordo com a Lei nº 9.099/1995, que instituiu os Juizados Especiais Cíveis no Brasil, nas causas de até 20 salários-mínimos, a assistência de advogado é facultativa. Isso significa que as partes podem optar por litigar sem a necessidade de contratar um advogado para representá-las perante o Juizado.

Os Juizados Especiais Cíveis são conhecidos por serem uma forma mais simplificada e acessível de resolver pequenas causas, de baixo valor econômico, sem a necessidade de um processo judicial formal. Nas causas de até 20 salários-mínimos, as partes podem comparecer pessoalmente perante o Juizado, sem a obrigatoriedade de estar representadas por um advogado.

No entanto, é importante ressaltar que a assistência de um advogado pode ser benéfica, uma vez que o advogado possui conhecimento técnico e expertise na área do direito, o que pode auxiliar na defesa dos interesses das partes e aumentar as chances de sucesso na ação. Além disso, mesmo nas causas de até 20 salários-mínimos, as partes têm o direito de contratar um advogado caso desejem, mesmo que não seja obrigatório.

1
Dislike0
User badge image

Camila Correia Da Rocha

Se o valor da causa for até 20 salários mínimos, não há necessidade de representação por advogado. Se o valor da causa for entre 20 a 40 salários mínimos, a representação por advogado é obrigatória
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais