Buscar

TÓPICOS EM LIBRAS: SURDEZ E INCLUSÃO

No Artigo 24.º da Declaração Universal dos Direitos Linguísticos (UNESCO, 1996) enfatiza-se que "Todas as comunidades linguísticas têm direito a decidir qual deve ser o grau de presença da sua língua, como língua veicular e como objeto de estudo, em todos os níveis de ensino no interior do seu território: pré-escolar, primário, secundário, técnico e profissional, universitário e formação de adultos. Marque a única resposta que corresponde a assertiva:


A educação deve estar sempre ao serviço da saúde para os deficientes auditivos e igualdade linguística e cultural entre surdos e ouvintes.

As relações harmoniosas entre as diferentes comunidades linguísticas do mundo todo deve priorizar socialmente os grupos de línguas majoritárias, para que a manutenção de hierarquias linguísticas sejam mantidas.

As comunidades surdas no mundo falam a mesma linguagem de sinais, isso justifica a facilidade de eles poderem desfrutar do mesmo sistema de comunicação.

O sujeitos surdos constituem uma comunidade linguística e devem ter o direito de decidir sobre a participação de sua língua no âmbito educacional em todas as modalidades e em todos os níveis de ensino, oportunizando uma educação bilíngue.

A educação precisa fomentar a capacidade de autoexpressão linguística oral e cultural da comunidade linguística de surdos.

💡 1 Resposta

User badge image

Nayara Ferreira Alves

Excelente
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais