Buscar

Questão assistente social tem sido demandado para atuar na gestão de políticas públicas, abrindo possibilidades para seu ingresso no campo da formu...

Questão assistente social tem sido demandado para atuar na gestão de políticas públicas, abrindo possibilidades para seu ingresso no campo da formulação, gestão e avaliação. Tal atuação requer competência teóricometodológica, ético-política e técnico- operativa. Como seu objeto de trabalho é a questão social, a pesquisa da realidade social é reconhecida como parte constitutiva desse trabalho, porque?

O assistente social, no seu processo de formação profissional, dispõe de referencial teórico que lhe possibilita apreender a questão social na realidade fragmentada.
O campo da gestão de políticas requer acúmulo de informações sobre a totalidade social, que envolve dados referentes às várias formas de manifestação das contradições e sua vivência pelos sujeitos sociais.
A pesquisa da realidade social é uma atribuição privativa do assistente social.
As informações sobre a realidade social, produzidas pelos institutos oficiais de pesquisa, não são disponibilizadas para a sociedade.
Ao assistente social, como membro de equipe, cabe a tarefa da pesquisa, enquanto, aos outros profissionais, cabe a sistematização e elaboração da política.

Essa pergunta também está no material:

o assistente social tem sido demandado para atuar na gestão
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A pesquisa da realidade social é reconhecida como parte constitutiva do trabalho do assistente social porque permite ao profissional compreender a questão social na realidade fragmentada, possibilitando uma análise mais completa e embasada das contradições e vivências dos sujeitos sociais. Além disso, o campo da gestão de políticas públicas requer o acúmulo de informações sobre a totalidade social, o que envolve dados referentes às diversas formas de manifestação das contradições. Portanto, a pesquisa da realidade social é uma ferramenta fundamental para embasar a atuação do assistente social na formulação, gestão e avaliação de políticas públicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais