Buscar

3. Com base no texto a seguir, discorra sobre a relação do direito canônico com o direito laico durante a baixa Idade Média.?

3. Com base no texto a seguir, discorra sobre a relação do direito canônico com o direito laico durante a baixa idade média.

“Direito Canônico é o direito da comunidade religiosa dos cristãos, mais especialmente os católicos, sendo o conjunto das normas que regulam a vida na comunidade eclesiástica. A igreja católica possui na sua estrutura um caráter ecumênico (universal), colocando desde os seus primórdios o cristianismo como única religião verdadeira para a universalidade dos homens”

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante a baixa Idade Média, o direito canônico e o direito laico estavam interligados, mas com funções distintas. O direito canônico era responsável por regular a vida na comunidade eclesiástica, enquanto o direito laico regulava a vida civil. No entanto, havia uma forte influência da Igreja Católica sobre o direito laico, principalmente em relação a questões morais e éticas. A Igreja tinha grande poder e influência na sociedade medieval, e muitas vezes suas leis e normas eram incorporadas ao direito laico. Além disso, a Igreja também tinha tribunais próprios para julgar questões relacionadas ao direito canônico, mas que muitas vezes se sobrepunham ao direito laico.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais