Buscar

formaçao sociocultural

O que é ética? O que é democracia? O que é cidadania? Três termos, três conceitos com significados distintos e com aplicações intimamente relacionadas!


Fonte: GIMENES, É. Interesse Social: ética, democracia e cidadania: formação sociocultural e ética I. Unicesumar: Maringá, 2023.


Analise as afirmativas a seguir:


I. O multiculturalismo é uma forma contemporânea de se pensar a democracia para além do governo da maioria, mas considerando como um regime político em defesa das minorias.

II. Sendo a ética o princípio que rege o comprometimento entre o indivíduo e o coletivo, infere-se que respeito e liberdade estão submetidos a essa mesma ética, definida e acordada pela própria coletividade.

III. Segundo Rifiotis (2012), há quatro marcadores sociais que devem ser considerados em uma sociedade: sexo, classe social, idade/geração, etnia. Isso porque esses marcadores pautam a construção de uma sociedade mais ética e democrática.

IV. Considerando a definição de Tiburi (2014), a ética tem por princípio a reflexão das ações, por parte de cada sujeito, fazendo uso da autonomia da razão. Portanto, é possível concluir que ética está intimamente relacionada com escolha e responsabilidade.


É correto o que se afirma em:


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais