Buscar

A teoria dos estágios de raciocínio moral de Kohlberg (1969) é uma elaboração e refinamento da teoria de Piaget.

A teoria dos estágios de raciocínio moral de Kohlberg (1969) é uma elaboração e refinamento da teoria de Piaget. Assim como Piaget, Kohlberg estudou como as crianças (e adultos) raciocinam sobre as regras que governam seu comportamento em certas situações. Kohlberg não estudou jogos infantis, mas sondou suas respostas a uma série de situações estruturadas ou dilemas morais. Kohlberg propôs que as pessoas passam por uma série de seis estágios de julgamento ou raciocínio moral. Ele agrupou esses seis estágios em três níveis: pré-convencional, convencional e pós-convencional. Esses três níveis são diferenciados pela definição que a criança ou adulto atribui como comportamento correto ou moral, algo como acontece com outras teorias de estágios, nas quais cada estágio é mais sofisticado e complexo do que o anterior, e a maioria dos indivíduos passa por eles na mesma ordem (COLBY; KOHLBERG, 1984).Disserte acerca do nível convencional de moralidade proposto por Kohlberg.

Fonte: COLBY, C.; KOHLBERG, L. Invariant sequence and internal consistency in moral judgment stages. In: KURTINES, W.; GEWIRTS, J. (Orgs.). Morality, moral behavior, and moral development. New York, NY: Wiley-Interscience. 1984. p. 41-51.

KOHLBERG, L. Stage and sequence: the cognitive-developmental approach to socialization. In: GOSLIN, D. A. (Org.). Handbook of socialization theory and research. Chicago: Rand McNally, 1969. p. 347-380.

💡 1 Resposta

User badge image

Gabryella Gomes

O nível convencional de moralidade proposto por Kohlberg é o segundo dos três níveis, que é alcançado por adolescentes e adultos em sociedades ocidentais. Esse nível é caracterizado pela aceitação das normas e valores sociais como base para o comportamento moral.

O nível convencional de moralidade de acordo com Kohlberg

Alguns aspectos importantes desse nível incluem:

  • A obediência as regras é vista como essencial para manter a ordem social e a relação com outros membros da sociedade;
  • A moralidade é avaliada em termos de relações interpessoais, como manter boas relações e seguir as expectativas de papéis sociais;
  • As ações são julgadas com base na intenção por trás delas e nas consequências previsíveis.


Algumas das características específicas do nivel convencional incluem:

  • Estágio 3: boa criança. O indivíduo se comporta de forma a ganhar aprovação social e evitar desaprovação. O comportamento moral é visto como aquele que atende às expectativas dos outros;
  • Estágio 4: Ordem social mantida. O indivíduo reconhece a importância da lei e da ordem social e segue as regras estabelecidas para manter a harmonia da sociedade. A obediência à lei é vista como um dever moral.


• Em resumo, o nível convencional de moralidade é caracterizado pela aceitação das normas sociais como base para o comportamento moral e pela ênfase nas relações interpessoais e na obediência à lei. A moralidade é avaliada em termos de consequências previsíveis e intenções por trás das ações.

3
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais