Buscar

Quando se pensa na contribuição da Antropologia Estruturalista e Interpretativa, podemos perceber sua contribuição para a Antropologia Contemporâne...

Quando se pensa na contribuição da Antropologia Estruturalista e Interpretativa, podemos perceber sua contribuição para a Antropologia Contemporânea e também algumas críticas. Qual das alternativas abaixo representa uma crítica à contribuição dessas abordagens para a antropologia contemporânea?

A) As interpretações feitas por Geertz são descontextualizadas, pois não dá voz aos sujeitos, a descrição interpreta o que foi dito, mas não revela quem disse, fazendo com que o trabalho do etnógrafo se aproxime da literatura.
B) As metodologias de Lévi-Strauss e de Geertz chegam ao mesmo objetivo, porém um se atem a explicar e o outro a compreender; sendo, assim, vistas em conjunto, elas são complementares e criam um processo dialético.
C) A Antropologia Contemporânea se afasta do reducionismo positivista, do etnocentrismo e da interpretação de colonizadores que construíam a representação do outro segundo a lógica dos colonizadores.
D) A Antropologia Estruturalista é mais objetivista, busca explicar os códigos e a partir deles deduzir qual é a estrutura social, fazendo com que o todo dê sentido às partes.
E) A Antropologia Interpretativa é intersubjetivista, busca fazer a leitura da cultura e do seu sentido, evidenciando as particularidades da cultura, o que induz a compreensão da verdade; nesse caso, a parte explica o todo.
A
B
C
D
E

Essa pergunta também está no material:

Antropologia desafios contemporâneos
1 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A crítica à contribuição das abordagens estruturalista e interpretativa para a antropologia contemporânea é representada pela alternativa A) As interpretações feitas por Geertz são descontextualizadas, pois não dá voz aos sujeitos, a descrição interpreta o que foi dito, mas não revela quem disse, fazendo com que o trabalho do etnógrafo se aproxime da literatura.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais