Buscar

Um dos princípios fundamentais da bioética é a beneficência, que prevê que o profissional de saúde deve buscar fazer o bem, trazer benefícios. Esse...

Um dos princípios fundamentais da bioética é a beneficência, que prevê que o profissional de saúde deve buscar fazer o bem, trazer benefícios. Esse princípio deve ter embasamento na solidariedade e na compaixão, ou seja, buscar uma ação que promova o melhor para a pessoa, preservando sua saúde, dignidade e integridade física e moral. Esse princípio ainda prevê que se respeite a cultura de cada beneficiário. Nesse sentido, acha-se um ponto controverso, pois, em função dos diferentes comportamentos, crenças e costumes praticados pelas diferentes comunidades morais em uma sociedade pluralista, fica difícil determinar o que é uma ação que traz bem para determinada pessoa, pois sentido de bem e mal também é plural. Como o profissional de saúde deve proceder diante desse empasse?


a. Independente do que a pessoa beneficiária entende por bem ou mal, profissional deve exercer sua função profissional embasado nos aspectos de sua formação.
b. O profissional da saúde deve sempre usar como referência moral para sua ação as suas próprias crenças e costumes, pois foi contratado pelo beneficiário, que delega a ele a para a prestação segura do serviço. O exercício profissional na área da saúde é regido por leis universais de preservação da vida e da integridade física e deve ser aplicado acima de qualquer discussão ética, pois sua urgência e finalidade caráter primário.