Buscar

Praticando Aprendizado 1) Chamamos de mais-valia a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e a soma dos gastos com a produção e a mão de ob...

Praticando Aprendizado 1) Chamamos de mais-valia a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e a soma dos gastos com a produção e a mão de obra envolvida. Esse resultado é o que permite ao burguês, dono do meio de produção, acumular capital. 2) Em razão da grande procura por moradias perto das fábricas, os valores dos aluguéis eram muito elevados. Restava aos operários morar em lugares pequenos, sem privacidade e com poucas condições de higiene. 3) Foi um movimento iniciado por uma trade union, que escreveu e enviou ao Parlamento inglês a "Carta do Povo". Nela, eram exigidos direitos políticos e sociais para os trabalhadores do país. 4) Dizemos que um trabalhador é alienado quando a crescente especialização tira dele a capacidade de percepção da importância de sua participação no processo produtivo. Consequentemente, anula sua percepção acerca do valor de seu trabalho. Esse fenômeno se acentuou mais rapidamente a partir da Segunda Revolução Industrial. Aplicando Conhecimento 2) Os romances de Charles Dickens destacam-se por romper com o caráter exclusivamente burguês do gênero e por estabelecer personagens da classe operária no centro de suas tramas. 4) crescente uso das máquinas provoca desemprego, ou seja, gera a constituição de grande contingente de reserva de mão de obra, que desvaloriza ainda mais o trabalhador, refém das fábricas. Isso provoca aumento da miséria, da criminalidade e da fome nas cidades industriais e nos arredores. Desenvolvendo Habilidades 1) D 2) B 3) A 4) A

1) A mais-valia é a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e a soma dos gastos com a produção e a mão de obra envolvida.
2) Os valores dos aluguéis eram muito elevados em razão da grande procura por moradias perto das fábricas.
3) A "Carta do Povo" foi um movimento iniciado por uma trade union, que exigia direitos políticos e sociais para os trabalhadores do país.
4) Um trabalhador é alienado quando a crescente especialização tira dele a capacidade de percepção da importância de sua participação no processo produtivo.
a) 1A, 2B, 3C, 4D
b) 1B, 2C, 3D, 4A
c) 1C, 2D, 3A, 4B
d) 1D, 2A, 3B, 4C